terça-feira, 28 de setembro de 2010

SEGUNDA RODADA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE PIÇARRA

Aconteceu neste final de semana mais uma rodada do campeonato municipal de Piçarra da primeira divisão. No sábado ás 16:00 hs jogaram Bracelona 0  X  6 Olimpikus, dando seqüência no domingo jogaram ás 14:00 Itaipavas 4 X  2 Sertãozinho e ás 16:00  Cascalhão 3 X 1 Vila Oziel Pereira, já o União folgou na tabela. Devido ao processo eleitoral que acontecerá no Domingo, a terceira rodada só acontecerá no dia 09 de outubro. Mesmo sem o apoio da Prefeitura Municipal que a cinco anos não organiza um só evento esportivo, os clubes bancam do próprio bolso as ações esportivas para não ficarem o esquecimento. Isso mostra que o municipio precisa avançar nesta área tão esquecida, pena que ainda temos mais dois anos de abandono pela frente.

COMUNIDADE ÁGUAS CLARAS ATENDIDA POR PALESTRAS DA EMATER

Mais uma comunidade de Piçarra, foi atendida pelo ciclo de palestras promovida pela EMATER para pequenos agricultores familiares, sobre a criação de pequenos animais e horticultura. No ultimo domingo foi a vez, dos agricultores da Comunidade águas claras serem beneficiadas com duas palestras. A primeira sobre Criação de Galinha Caipira proferida pelo técnico agrícola Flávio Vidal e a segunda sobre Horticultura proferida pelo Engenheiro Agrônomo Antônio Barros. O ciclo de palestra deverá ter mais 06 comunidades atendidas até o final do mês de novembro.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CICLO DE PALESTRA DA EMATER DE PIÇARRA CONTINUA

Alheio a todo o processo politico, os técnicos da Emater Flávio Vidal que assume a posição de Chefe local do escritorio e o engenheiro agrônmo Antonio Barros fizeram uma palestra durante todo o dia de hoje sobre criação de galinha caipira e hortaliças na comunidade da Marcelinense. Participaram mais de 20 agricultores que serão beneficiados com recursos do PRONAF "B" a ser liberado pelo BASA Agencia de Eldorado dos Carajás, e que esperam implantar o modelo de planejamento de criação melhorada de galinha em suas propriedades. O método consiste em aproveitar o potencial local adaptando o sistema atual com planejamento adequado aumentando o lucro e a qualidade do produto. Os agricultores avaliaram como proveitoso,  pois não precisarão de muitos investimentos tendo em vista os recursos já existente auxiliarão nesse modelo a ser implantado. O modelo já é implantado em mais de 20 municipios no estado do piauí, que foi pioneiro através da parceria da EMBRAPA. Outras comuidades como Luzilândia e Cabral serão beneficiadas com o curso, domingo que vem será a vez da comunidade de águas claras.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

COMEÇOU O NOVO CAMPEONATO DE PIÇARRA

O forte campeonato municipal de Piçarra da Primeira divisão começou no sábado passado. O certame terá 8 equipes (Boa Vista, Olimpikos, Itaipavas, Oziel Pereira, Barcelona, Sertãozinho, Cascalhão e União) onde se classificarão 4 para a fase final, todos jogam entre si na primeira fase em sete jogos disputados no estádio municipal Gabriel soares. Atualizando os resultados a primeira rodada ficou assim: Itaipavas 4 X 2 Oziel Pereira; Olimpikos W x O Boa Vista; Sertãzinho 2 x 2 Barcelona e União 2 x 0 cascalhão. Foi só a primeira rodada, final de semana que vem tem mais...........

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PALESTRA SOBRE ALIMENTAÇÃO DO GADO LEITEIRO

A EMATER em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura estará ministrando neste sábado no prédio da Câmara Municipal de Piçarra uma Palestra sobre preparo de silagem, inseminação artificial e cultivo de milho e cana para silagem como alternativas de alimentação para o gado leiteiro. Estarão presentes além de mim, Flávio Vial,  o Secretário municipal Lenivaldo, o engenheiro agrônomo da EMATER Antônio Barros e o Zootecnista Reginaldo. A palestra faz parte do programa campo cidadão e do Convênio 052 firmado entre a EMATER e o MDA. Também serve como programação da meta de recursos do PRONAF B e é o inicio de um ciclo da atividades que serão desenvolvidas com os beneficiários desta linha de crédito. As comunidades beneficiadas nesta primeira etapa são Marcelinense, Águas Claras, Cabral e Luzilândia.

domingo, 5 de setembro de 2010

PORQUE ESCONDER A VERDADE

Ontem aconteceu no pátio do PSF no centro de Piçarra ato inaugural do prédio e a entrega de 3 tratores ao nosso Município. Muito bom por sinal, pois estamos mesmo precisando de um incentivo para alavancar a economia local, que não anda mito bem, devido ao atraso em que se encontra a nossa agricultura. Mais o que chama mesmo atenção é que o maquinário e seus implementos fazem parte do programa campo cidadão do Governo Federal em parceria com o estado e, assim como fizeram com o quite Faz Estrada, a prefeitura não divulga quem trouxe, aproveita-se do momento eleitoral para dizer que é uma emenda parlamentar. Assim fica difícil do município crescer, com essa mentalidade política estaremos sempre no cadafalso com destinos obinubilosos.

sábado, 4 de setembro de 2010

PROFISSÃO ÁS VEZES COMEÇA DE PEQUENO

Em nosso encontro com mais de 20 técnicos da EMATER onde ficamos 15 dias em capacitação, tivemos a oportunidade de visitar algumas familias no campo. Em uma horta depois do São Félix próximo de Marabá olhe quem tive a oportunidade de encontrar.... Esse menino lindo já escolheu a sua profissão, advinha o que é......