quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PORTEIRAS TERÁ NOVA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

 
 O projeto da Unidade de Conservação Sustentável da Chapada foi apresentado pelo Padre Vileci a Câmara Municipal de Porteiras neste sexta feira. O mesmo pretende criar a Unidade de Conservação de uso sustentável da encosta da Pedra Branca situada no sopé da Chapada do Araripe. Distribuida em 12 artigos, o projeto que deve virar Lei Municipal trata de açõpes específicas voltadas para o meio ambiente focada nas ações previstas no Plano Diretor Municipal da cidade. A seguir, os dois primeiros artigos da Lei. 

Art. 1º - Transformar a encosta da Pedra Branca, localizada na divisa do Sítio Vieira com Jatobá, em uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, e adequá-la a Lei Complementar N 001, de 21 de março de 2011 que institui o Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento do Município de Porteiras, conforme reza o inciso III e IV do art. 8º sobre as diretrizes da política municipal de meio ambiente.
Art. 2º - Destinar a encosta da Pedra Branca em área de Relevante interesse Ecológico e adequá-la ao Plano Diretor Municipal no art. 14, inciso III que trata do monitoramento da preservação das áreas de interesse especial paleontológico; e art. 25 que compreende a área do topo e encosta da Chapada do Araripe, em que se aplicam critérios e instrumentos de recuperação e preservação ambiental, cultural e paisagístico como espaço para aproveitamento turístico do potencial paleontológico e ecológico segundo o inciso VI do macrozoneamento municipal, onde está a Zona de Preservação 1 – ZP1.
Com essa ação, comunidades como o sitio Jatobá, na foto abaixo e o sitio vieira serão mais valorizados mostrando o seu potencial turístico.



 Posso admitir sem nenhuma ressalva, que sou um dos grandes idealizadores desse sonho que está virando realidade. Isso muito nos anima pela realização de um sonho que é mais pessoal do que profissional. Poder colaborar com esse projeto é sem sombra de duvidas ter a certeza que iremos preservar o nosso cantinho oferecendo um espaço turístico e religioso para a comunidade local que passa a ser mais valorizada e pelo Brasil afora que terá mais opção de lazer em Porteiras.

3 comentários:

  1. Parabéns pela a iniciativa do projeto sustentavel feito pelo o Padre. Espero que realmente se torne lei e aquele ambiente rico de natureza e fazendo parte da chapada do araripe senha a contribuir para a conscientização e preservação do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns os IDEALIZADORES do PRÉ-PROJETO!!! de fato muito bem elaborado, e muito bem apresentado. Eu estava presente quando o Reverendissimo Padre Vileci Vidal fez as explanações, citações, argumentos e até debates cabiveis desse pré- projeto.Onde no final foi colocado pelos vereadores e demais autoridades presentes que todos iriam de forma muito sucinta estudar e análisar o mesmo, para que possa ser aprovado e consequentimente venha ser um projeto de lei.

    Abraços,
    Sonarah Barros- Porteiras-ce

    ResponderExcluir
  3. Esse projeto irá, sem sombra de dúvidas, preservar a nossa pedra branca.
    Parabéns.

    Aureliano Vidal

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.