quarta-feira, 29 de junho de 2011

VIAGEM URGENTE

Hoje estou passando apenas para visar aos leitores que estou na cidade de Porteiras no Ceará com minha mãe que passa por momentos dificeis, assim como todos nós seu familiares. Peço desculpas aos leitores do blog por a não publicação de noticias atualizadas. Mais a nossa fé em Deus nos leva a crer que tudo se realizará confomre a sua vontada. A todos que por aqui passarem peço para que orem por ela e nos apoe. Mamãe te amamos muito e estremos sempre contigo.
Obrigado Senhor

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PIÇARRA EM FOCO

NA SEXTA
As escolas Tiradentes e Alice fizeram conjutamente o já popular festejo junino de Piçarra. O evento ocorreu na feira coberta e contou com a presença de várias pessoas. Durante todo a noite teve apresentação de várias quadrilhas, danças culturais e comidas tipicas. Estavam tão bom que adentrou pela madrugada. Parabésn aos organizadores.

SÁBADO

A Fazenda Itaipavas seguiu mais uma vez a tradição e realizou neste sábado o tradicional festejo junino. Organizado pelo casal Dernival e Magda o evento contou com comidas tipicas, quadrilha e muita bebida. Presentes os convidados e funcionários da fazenda além de muita gente bonita fizeram a festa. A festa foi animada pelo cantor de Araguaina Ney e Companhia que tocou até ás 09:00 horas da manhã. Parabéns a Fazenda pela niciativa.

NO DOMINGO
A igreja Catolica de Piçarra finalmente tem um padre. O mesmo aconteceu na Missa das comunidades realizada neste domingo a tarde no espaço da feira cobeta que estava lotada. Quem presidiu a missa foi o Bispo Dominique que nos presenteou com o agora Pároco de Nossa Senhora de Guadalupe, padre Marcos, um francês que se encantou com Piçarra e com certeza trará muitas alegrias para os paroquianos. Como diz Dominique, a merce é grande, mais os operários poucos. Parabéns a toda a equipe.

QUARTA
Ocorreu hoje apela manhã a terceira reunião da Comissão pró-carajás em Piçarra. Como não pude está presente depois trago aqui as noticias sobre a mesma.

terça-feira, 14 de junho de 2011

IGREJA CATOLICA AGRACIA 48 JOVENS

Neste domingo, a Matriz de Nossa Senhora de Guadalupe em Piçarra agraciou 48 jovens adolescentes que receberam a graça da primeira comunhão. Os alunos das professoras Isaura, Valda e Dona Edileuza passaram mais de um ano onde todos os finais de semana estiveram presentes na igreja para receberem os ensinamentos de Cristo e se prepararem para a primeiracomunhão. Esse fato é motivo de muita alegria entre os católicos que celebram a ação de graça e incopora os filhos de vez dentro fé religiosidade. Com a igreja lotada, o Pároco Padre Marcos realizou assim o seu primeiro grande ato como sacerdote em nossa comunidade paroquial. 
Está previsto para este final de semana, mais precisamente no domingo ás 16:00 horas a missa das comunidades que se realizará na feira coberta. No evento estará presente o Bispo Dominique que fará a posse de Padre Marcos aos paroquianos que virá de todas as regiões do Municipio.

domingo, 12 de junho de 2011

PIÇARRA CRIA A COMISSÃO PRÓ-CARAJÁS

Ocorreu neste sábado no espaço do plenário Paulo Fonteles na Câmara Municipal de Piçarra, a grande reunião para criação da comissão que irá coordenar os rabalhos da criação do Estado do Carajás e fazer frente para a votação pelo SIM. Estiveram presentes representatates de todos os seguimentos sociais do municipio e lideranças locais que tiveram como intuito único a defesa da nova agremiação nacional que irá mudar a bandeira do Brasil. Um fato interessante e que chamou a atentção foi quando o Prefeito Jairo Lunardi conclamou a todos que "a luta é pelo Carajás e as questões politicas locais deverão serem deixadas de lado nesse momento importante". Assim o clima foi de muita harmonia entre os presentes e todos colaboraram com o debate. A comissão ficou formada por mais de 30 membros e a diretoria ficou assim formada Presidente: Jairo Lunardi, Secretário: Fabricio Costa, Tesoureiro: Wagner Machado, Suplentes: Milton Pereira, Flávio Vidal e Charles Rabelo. As reuniões da comissão acontecerão todas as quartas feiras na câmara municipal a partir das 09:0 hs da manhã e terá a cobertura totoal de todos os trabalhos publicados aqui no Blog. Vamos juntos em defesa do nosso estado. Avante Carajás.

FINAL DO 4º COPÃO RURAL

Aconteceu neste Sábdo a grande final do 4º Copão rural no campo do Domingo Xandu. No jogo da decisão do terceiro lugar Altinense da Fazenda Itaipavas venceu de Virada o União Esporte Clube por 6 a 5, isso com dois homens a menos. O grande destaque da partida foi o jogador Sula que marcou cinco vezes para o altinense. Na grande Final Lion e Carajás empataram em 1 X 1. A decisão foi para os penaltis e o carajás venceu por 3 a 2. A noite a festa foi por conta da banda Genios da Terra e entrega de prêmios. O blog estava lá conferindo tudo.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

NOTICIAS DE PIÇARRA

POLÍTICA
A Cãmara Municipal de Piçarra decidiu fazer todas as sessões ordinárias em quatro dias seguidos como acontecia antes, o motivo é apenas antecipar o recesso do mês de julho e assim os vereadores terem mais tempo para as articulaçoes políticas e cuidarem de suas vidas particulares. Depois de sexta feira os edis só voltarão a plenário no mês de agosto. Assim os mesmos deverão gozar de recesso de pelo menos 70 dias sem atividades parlamentares.

ESTRADA
Como comunicado neste blog a meses atrás, a Prefeitura Municipal de Piçarra concluiu a restauração da estrada da Boa Vista ao Xandu. A obra era uma reclamação dos moradores daquela região e foi motivo de debate na Câmara Municipal e nas associações que compreende aquela região. Com uma extensão de mais de 35km a estrada deu uma bela melhorada. A expectativa agora é saber se a estrada da Marcelinense, reclamação mais antiga e mais acirrada, será também recuperada, visto que a mais de 4 anos está em pésssimas condições de tráfego sem passar sequer um trator. Pelo bom senso, acreditamos que a obra será concluida.

CAPACITAÇÃO
A equipe da EMATER-PA, escritorio local de Piçarra está programando um curso de inseminação artificial para o mês de Julho. O evento será realizado com pequenos agricultores produtores de leite localizados nos assentamentos e em parceria com as associações destas localidades. A atividade servirá para a melhoria da genética do rebanho e consequentemente para o aumento da produtividade do leite.

INVESTMENTO
A EMATER, em parceria com o Banco da Amazônia, está terminando o conograma de visitas e vistorias a propriedades Rurais para levantamento de liberação dos créditos PRONAF Mais Alimentos e AF. Ao todo serão liberados mais de R$ 2 milhões só nesta linha. Também está previsto para esta quinta feira a assinatura de 36 contratos do microcrédito PRONAF B que beneficiará pequenos produtores das comunidades de Boa Vista, Marcelinense, Águas Claras, Cabral, Luzilandia, Lote 08, Piçarra e Cachoeirinha. Até o dia 30 serão liberados mais 20 créditos totalizando mais de 50 só este mês.Com isto, o escritoro local terminará o primeiro semestre como o de maior produtividade em todo o regional de Marabá.

ESPORTE
Domingo foi realizado o primeiro torneio dando inicio a maratona de verão que está sendo programada pela Associação Desportiva de Piçarra que tem a frente o Robinho. Com mais de 12 times participantes o certame foi recheado de surpresas. 
Já neste sábado acontecerá a grande final do Copão Rural no domingo Xandu. A partida que definirá o grande campeão será entre o Carajás X o Lion. União e Altinense decidirão o terceiro lugar. A noite terá uma grande festa no bar do Xandu. A organização é do Nenem do Xandu e o Patrocinio é do Wagner Machado.

PRÓ-CARAJÁS
Será realizado neste sábado em Piçarra a primeira reunião do comitê pró-carajás. Nesta será retirado a equipe municipal que se responsabilizará pela articulação do plebiscito que deverá optar pelo sim para a criação do novo estado. Para tanto está sendo convocado todas as entidades que deverão indicar os delegados. Se for criado, certamente teremos um grande avanço nos quesitos saúde, educação, infra-estutura emprego e renda. No entanto, o carajás terá um grande e grave problema politico sendo que nas articulações muita gente que poderia contribuir está ficando de fora, deixando uma leve impressão de que o Carajás não será de todos. Vamos mudar esta forma de atuação e envolver todos nesta luta se não vamos ficar só no sonho. Todo mundo quer ser o pai da criança que ainda está pra nascer.

domingo, 5 de junho de 2011

DIA DA ÁRVORE

Quero hoje de maneira muito especial dedicar esta postagem ao dia da árvore que cada dia que passa fica mais extinta e ameaçada pelos destruidores da natureza. Podemos dizer que ela "a árvore" está sofrendo de hipertensão, pois a cada dia se sente os efeitos colaterais do desenvolvimento desenfreado defendido por uma minoria que só pensa em lucrar, achando que é uma idéia de todos e que se não derrubar árvore o mundo todo vai morrer de fome. Falar da árvore não é colocar apenas um sentimento ambientalista em questão, não é apenas defender a sua permanência no solo. É muito mais do que isso, e lembrar que precisamos da natureza que todo dia nos deixa um recado dando sinais de que a qualquer hora não suportará a pressão dos efeitos da poluição. Falar da árvore é ter consciência que estamos defendendo o futuro não nosso, pois talvez não sentiremos o que nossos filhos e netos irão sentir, é saber que a vida é mais preciosa do que o dinheiro no bolso, pois a vida é quem nos faz ganhar este quinhão, mais para gasta-lo é necessário está vivo. O mundo é cheio de ideologias e cada uma tem o seu seguidor, mais só os analfabetos de fato, quero dizer os progressistas malucos, é que não percebem o quanto estamos indo rumo ao cadefalso, ou seja a "forca" com a destruição da nossa árvore. Bem sei que as pessoas precisam comer e que sem produção não há alimentação. Mais é preciso ter controle, implementar tecnologias que rumem a um desenvlovimento sustentável, preservando as florestas e matas cilicares e, isso só é possivel com a árvore em pé. Até quando vamos ficar a mercê dos neoróticos da Câmara Federal que só defendem eles mesmos, que moral tem eles para votarem o que não sabem nem opinar. O código florestal é uma vergonha nacional e nos coloca em um caminho sem volta. É arvore, hoje o seu dia é mais monotono, mesmo assim somos pacientes em tua defesa. 05 de junho, sem nada para comemorar comemoramos o dia da árvore plante uma, eu ja plantei a minha.