quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

DECISÕES POLITICAS

Muito se comenta na cidade sobre o processo eleitoral de 2012. As pessoas questionam sobre que rumo tomará o municipio apartir do ano que vem e que páginas serão escritas para esta população tão necessitada. A verdade verdadeira é que poucos estão mesmo interessado em discutir um projeto que traga melhoria real que mude a cara da cidade de forma eficaz aproveitando o potencial econômico que se tem, trazendo investimentos nas áreas como agricultura e pecuária, maior renda local, e melhoria da parte estrutural e social. O interesse pelo próximo gestor está mais centrado na conservação de empregos publicos e na possibilidade de abertura de novas vagas para quem ficou fora por algum tempo, ou se quer teve a oportunidade de um dia está lá, ou então nas falácias e rumores que se terão durante o processo com informações descabidas sobre este ou aquele candidato. Isso, é estremamente natural em cidades pequenas como a nossa, pois é um sistema implantado pela sociedade que foi absolvido aos poucos e tão logo não irá suncubir. Para muitos, ou a grande maioria, a politica serve como desabafo como quem quer mostrar ser mais forte que este ou aquele, ou então como statos pessoal com a obsessão de se chegar ao poder a todo custo ou até mesmo para mudar de vida, claro se tiverem oportunidade. Poucos pensam em entrar e fazer um serviço que traga segurança e mais qualidade de vida ao povo. Para confirmar esta hipotese é só perguntar aos pré-candidatos que projeto pretende e se já tem em mãos um Plano de governo que todos irão responder: "Estamos construindo", como se para fazer um plano coerente em pouco tempo se faz. Fica aqui o alerta a sociedade e aos futuros legisladores e gestor: Tenham responsabilidade e competência no que faz, deixe de lado as ideologias pessoais e pensem mais no povo. Procure saber mais sobre o cargo a que se pretende se candidatar para tomar sua decisão, pois o serviço publico se quer doação integral e a responsabilidade de se trabalhar para quem realmente precisa.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

VIAJAR PARA MARABÁ FICOU MAIS FÁCIL

Uma conquista do vereador Fabricio para o povo de Piçarra ocasionou na autorização da ARCON para uma linha da trasnporte alternativo com rota da Piçarra direto para Marabá. A dona da linha é a Sra. Divina do BB de São Geraldo do Araguaia. O Veiculo sai todos os dias de Piçarra ás 05:45hs e retorna de Marabá ás 14:45hs, faciltndo assim esta rota que a muito era necessário. Assim como ja existe para Araguaina, com o Tuchinha, para Marabá, integração do Estado, facilitou a vida de muita gente.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

COMISSÃO MUNICIPAL DO CARAJÁS

Estive ontem na Luzilândia e nos Cabral e o pessoal de lá me questionaram sobre A Comissão Municipal de Piçarra que ainda tem em seu poder um recurso na ordem de mais ou menos R$ 40.000,00 reais que sobrou da arrecadação da campanha do Carajás. O montante foi doado por comerciantes, fazendeiros, agricultores e demais pessoas da sociedade com o intuito de ajudar na campanha plebiscitaria. Esse recurso, no que pertence a minha opinião, deveria ser doado para uma ou umas entidades que prestam serviços sociais, como força do compromisso de transparência dos que estavam engajados no processo eleitoral de que tratava da divisão do estado do Pará. Creio que o mais breve possivel deverá ser convocada uma reunião com todos da comissão para tratarem do assunto em questão e que alguma definição deverá ser tomada.
Fazem parte da comissão executiva:
Jairo Lunardi, Milton da Fabisa, Fabricio, Wagner Machado, Charles e Flávio Vidal. Além desses, mais outras 26 pessoas fazem parte da comissão.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

É CARNAVAL

SAI NA FRENTE
Mais uma vez, estamos parabenizando a direção da Escola Tiradentes que sai na frente nas festividades alusivas ao carnaval. Na ultima sexta feira os professores e funcionários juntaram os alunos e os pais para comemorarem o carnaval infantil fazendo a alegria da galerinha. Eu estava presente e senti como os alunos se sentem lisongeados em uma festa onde eles mesmo são as estrelas. Valeu direção da escola.

CARNAVAL COM CRISTO
A igreja catolica comemorou o 1º carnaval com Cristo na Assados & Cia. A programação iniciou no sábado pela manhã com um café, brincadeiras biblicas, palestras e jogos. Depois um almoço de integração, que se estendeu por toda a tarde. A noite teve a missa e depois um show catolico com a banda de Xinguara. Muita animação, fé e louvor.

NA FEIRA COBERTA
O carnaval de Piçarra deste ano, mais uma vez está acontecendo na feira coberta. Apesar de poucos blocos e pouca participação popular, a festa está sendo animada todas as noites fazendo a alegria dos foliões.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

TODAS DO FINAL DE SEMANA

Supremo decide pela validade da Lei da Ficha Limpa


Por 7 votos a 4, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram nesta quinta-feira (16) pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que determina a inelegibilidade, por oito anos, de políticos condenados em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, entre outros.
Com a decisão, a lei já vale para as eleições municipais deste ano.
 A maioria foi atingida com o voto do ministro Ayres Britto, segundo a votar na sessão de hoje, depois de Ricardo Lewandowski, que abriu a sessão. Ambos acompanharam Joaquim Barbosa, que julgou a lei completamente constitucional. Também seguiu o entendimento de Joaquim a ministra Rosa Weber.
Britto elogiou a lei, que nasceu da assinatura de mais de 1,3 milhão de eleitores. "A iniciativa popular plenifica a democracia, o que confere à lei, se não a hierarquia maior, um tônus de legitimidade ainda maior, ainda mais denso. Essa lei é fruto do cansaço, da saturação do povo com os maus tratos infligidos à coisa pública."

Os ministros Luis Fux e Cármen Lúcia também foram favoráveis à lei, apesar de terem feito uma pequena ressalva quanto ao tempo de inelegibilidade no caso de condenação criminal.
Marco Aurélio foi o último a votar favoravelmente à constitucionalidade da lei, mas contrariamente à sua retroatividade, ou seja, contra a aplicação das regras criadas pela Lei da Ficha Limpa a fatos anteriores à sua edição.
A tese de que a Lei da Ficha Limpa ofende o princípio da presunção da inocência --por tornar inelegível o candidato condenado por decisão da qual ainda pode recorrer-- foi refutada pelos ministros."Estamos diante de uma ponderação entre dois valores constitucionais de mesmo nível [a presunção de inocência e a vida pregressa do candidato]. A Lei da Ficha Limpa busca proteger os valores de moralidade e probidade na política. É uma opção legislativa legítima que foi feita pelo Congresso Nacional", afirmou Lewandowski.
Cezar Peluso, Celso de Mello, Dias Toffoli e Gilmar Mendes votaram contra a constitucionalidade da lei.
A Lei da Ficha Limpa, de 2010, é de iniciativa popular e foi apresentada ao Congresso após a assinatura de mais de 1,3 milhão de eleitores

PAROQUIA REALIZA CARNAVALCOM CRISTO
A Paroquia de Nossa Senhora de Guadalupe realizara neste sábado, no espaço da Assados & Cia o primeiro carnaval com Cristo. O evento terá duração de um dia inteiro e oferecerá café da manhã, almoço e janta. Após a missa tmbém haverá um grande show catolico. Quem quiser pode adquirir a sua senha na secretaria paroquial ou no proprio local.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

VEREADOR RAIMUNDO DOLAR NÃO SE CANDITARÁ A REELEIÇÃO

O vereador Raimundo Bento da Luz, o popular Raimundo Dolar, que foi eleito pelo PSB em 2008 e ficou em terceiro lugar na votação geral com 436 votos, fez um pronuciamento na tribuna da Câmara Municipal que não se canditará a reeleição este ano. Hoje, filiado no partido do PSD, o mesmo deixou claro que está com o sentimento do dever cumprido e que nesses 4 anos de mandato fez o que pode pela comunidade do Anajá, na qual é representante e pelo municipio, votando nos projetos que considera essencial para a população. Em visita ao blog, o mesmo deixou claro que irá continuar na carreira politíca, mais não como vereador e que neste momento os projetos a serem traçados serão outros, como por exemplo apoiar um candidato que defende os interesses do povo. Com relação a apoio a candidatura de prefeito argumentou que irá decidir junto com o grupo que é ligado, no caso o Prefeito Jairo Lunardi. Completou dizendo: "tenho muito apreço ao prefeito Jairo e meus eleitores que me elegeram e muito me ajudaram nesse periodo de 4 anos. Onde o grupo decidir ir, estarei junto". O blog agradece a visita do vereador e deseja boa sorte em sua caminhada.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

DIA A DIA DA POLITICA DE PIÇARRA

CAMARA MUNICIPAL

A Camara Municipal de Piçarra voltou hoje as suas atividades parlamentares de 2012. Estive presente a primeira sessão na qual foi dividida em duas partes. Na primeira não teve nenhum projeto em pauta, e estava previsto apenas um culto ecumenico e as explicaçãos pessoais dos vereadores que certamente deverão focalizar os animos para o processo eleitoral de 2012.
Após a primeira etapa da sessão todos os vereadores se reuniram com o Prefeito Municipal Jairo Lunardi para formarem uma força tarefa e garantirem a votação de 06 projetos pendentes desde o ano passado. Todos os edis se comprometeram em se empenhar a garatirem a aprovação desses projetos que segundo o Prefeito Lunardi é de grande importância para o Municipio de Piçarra. 

ARTICULAÇÃOES
Esta semana estive em diversos pontos da zona rural de Piçarra discutindo com apoiadores e simpatizantes a respeito da pré candidatura a Prefeito do Partido dos trabalhadores. Recebi muitos elogios, algumas criticas e o mais importante muita opinião sobre o andamento do processo eleitoral. Essas manifestações vai nos dizendo pouco a pouco o sentimento de cada um e vamos descobrindo o desejo de mudança da população em relação ao um novo jeito de se governar. Também vamos percebendo que a cada dia devemos respeitar acima de tudo o processo democratico expelido pelo povo, pois são eles quem realmente irão definir seus representantes e demonstram claramente um certa descrença na politica brasileira. Baseado nesses detalhes, vamos repensando as estratégias e colocando o nosso nome a disposição para a apreciação popular, reconhecendo o desafio que se tem pela frente, principalmente a recuperação da credibilidade politica que só acontecerá com investimento publico adequado e planejado em todos os setores.

REUNIÃO
Este final de semana aconteceu em Marabá a reunião da Deputada Estadual Bernadete Ten Caten que á ligada a tendência interna do Partido dos Trabalhadores "PT pra Valer". Em pauta, a discussão do partido sobre o proceso eleitoral de 2012 para a região sul e sudeste paraense. Piçarra estava na pauta da Deputada e tinha como representante Municipal Rui Gomes entre outras lideranças.

PARABÉNS 1
Nasceu esta semana na cidade de Araguaina o segundo filho do Casal Jairo Lunardi e Janaina Silva, Prefeito Municipal e 1ª Dama respectivamente. O nome do bebê é Renan e vem para novamente alegrar a familia quase 4 anos depois do nascimento do primeiro. Parabéns ao casal.

PARABENS 2
Hoje, 14 de fevereiro completa 29 anos de idade o pré candidato a prefeito pelo PMDB Wagner Machado. Parabéns pela data e boa sorte nas ações que o espera. São os votos do amigo Flávio Vidal.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

LOUCOS POR FUTEBOL

A Piçarra tem demonstrado o seu amor pelo futebol nos quatro cantos do municipio. Andando pela zona rural, mesmo ao mais desperceido, enxerga-se em toda comunidade um campinho de grama para a pratica do esporte tão badalado. Até mesmo nas propriedades particulares vêem-se os famosos campinhos de socieyt onde nos fins de tarde e de semana se reúnem os mais conhecidos e vão correndo atrás da pelota redonda conduzindo-a com destino aos três paus (trave). Fazendo um recall dessse esporte, trago aqui uma programação extensa sobre a atividade no nosso meio que é a seguinte: Sábado tem: Torneio de Futebol no Lote 08, no campo do Pedro Onça e Campeonato na Boa Vista. Domingo tem: Campeonato no Lote 08, na Boa vista, torneio na Oziel Pereira e Torneio na Fazenda do Marco Junior. Durante todo esta semana e prossegue na outra está acontecendo um campeonato de areia no parque de vaquejada do sindicato rural. Por outro lado acabou de terminar o campeonato de vetenaos e ja está pensando no outro que começa mês que vem. Ademais, só em Piçarra temos os seguintes espaços para a prática desportiva: Campo Gabriel Soares e campo do Brasil Novo, Campo do Valdeci, campo dos Paranaenses, Queijeira Bom Leite, Campo da Sertanorte e está abrindo o Campo na Fazenda do Hideglan. É ou não uma galera louca por futebol esses Piçarenses. E eu estou bem no meio deles. Valeu Piçarra.

A TITULO DE CORREÇÃO

Com relação a postagem anterior, de que trata dos problemas estruturais, entenda-se o seguinte: Primeiro não é uma reclamação direta a despeito dos problemas, é uma realidade em que vivemos e todos sabem que a resolução desses problemas deve ser conjunta; Segundo: Com relação aos mata burros, é uma reclamação da comunidade local e que de certo também acredito que é um absurdo invadir uma estrada municipal impedindo a passagem de animal. E por ultimo, trazer os problemas a tona não quer dizer que é reclamar, mais uma maneira de ajudar, pois ninguém vive se escondendo atrás de problemas, ou se resolve ou os joga mais pra frente. E por ultimo, a democracia é um direito constitucional reservado a todo e esse direito ninguém deve desperdiça-lo.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PIÇARRA E SEU PROBLEMAS ESTRUTURAIS

A nossa cidade a tempos que passa por alguns problemas esttruturais que de uma forma ou de outra acaba atrapalhando a vida dos cidadãos. aqui podemos citar alguns tais como:

SEFA
A mais de 05 meses que o posto da SEFA está fechado por aqui, isso tem atrapalhado a vida de quem precisa emitir nota fiscal vinculado a arrecadação publica estadual como por exemplo, para quem necessita de nota para abate nos frigorificos, mandar gado para o nordeste ou receber financiamento rural. Levando em consideração que temos um rebaho forte e 90% da renda vem dessa produção imaginem as percas para o municipio.

CORREIOS

Os correios, que agora é banco postal do Banco do Brasil, está com apenas um funcionário. Até para se pegar uma correspondência tem que se esperar pelo menos de meia a uma hora, pois o mesmo não dá conta da demanda d fazer serviços bancários e serviços de correios ao mesmo tempo. O problema é que a grande maioria das contas a pagar, principalmente dos comerciantes, vem r correios. Quem tem consorcio de veiculos ou outro parecido também sempre irá atrasa as contas se as mesmas vier por este meio. Imagine os transtornos.

ADEPARÁ
Quem precisar dos serviços de transferência ou retirada de GTA na ADEPARÁ terá que esperar por tempo indeterminado. O escritorio local de Piçarra está sem o papel especifico para este serviço. Segundo os servidores locais, com a funcionalidade do GTA eletronico não foi mais confeccionado o papel. O problema é que o sistema não foi implantado em Piçarra e agora não se sabe até quando o Governo Estadual vai resolver tla pedência. 

QUAL A LEGALIDADE
Está sendo colocado na comunidade dos Cabral e Luzilandia, bem no meio da estrada municipal, dois mata burros. Pela analise, se conclui que os mesmos são de autoria de um fazendeiro local que está fazendo o serviço para coibir a passagem de animais pela estrada. Vem a dúvida, se a estrada é municipal, qual a legalidade de se colocarem os mata burros. A comunidade local está indignada com a obra e pede para que a Prefeitura Municipal e os Vereadores tomem as devidas providências. Tá dado o recado.

Fica a dia: a levar pela quantidade de problemas, precisa-se com urgência tomar algumas providências cabíveis, pois acreditamos que a resolução de tais pendências não seja tão dificil assim.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

POLITICA MOVIMENTA PARTIDOS

PMDB X PSDB
Os Senadores Mario Couto do (PSDB) e Jader Barbalho (PMDB) estão travando uma verdadeira batalha politica. O motivo se deu por conta das denuncias feitas contra Couto na época da ALEPA, ainda em meados de 2000, quando o mesmo era presidente da casa. O jornal Diário do Pará esta dando total cobertura ao caso, o que deixou Couto enfurecido e em contrapartida o mesmo prometeu vasculhar a vida do Jader Barbalho.

PT
O partido dos trabalhadores (PT), encerrou as prévias em Parauapebas e Belém onde, no ultimo domingo escolheram os seus candidatos. Em Parauapebas o escolhido foi Coutinho, atual secretario de Administração e em Belém o apaziguado foi o vereador Alfredo Costa. Nos dois locais, os candidatos derrotados nas prévias prometeram apoio integral a os escolhidos.

PIÇARRA
Começa o movimento e os debates entre os partidos para as articulações para o processo eleitoral.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A SEMANA EM PIÇARRA

CONFERÊNCIA MUNICIPAL
A Prefeitura Municipal realizou na ultima sexta-feira no abrigo dos idosos a 1ª conferência sobre Controle Social. O evento contou com a participação de diversos presidentes de associações e vários funcionários públicos. Os grupos temáticos apresentaram várias proposta que serão encaminhados a conferência estadual que posteriormente servirão como mecanismo de controle de gestão publica.

MICROCRÉDITO
Estive reunido com pequenos agricultores da região da Marcelinense para discutirmos a segunda etapa do microcrédito PRONAF B. Os mesmos já pagaram o primeiro financiamento e ganharam um desconto de 25%, com isso o Banco da Amazônia de Eldorado dos Carajás concedeu um projeto com valor maior que o anterior. Pela proposta do Banco, até o final do mês os agricultores serão beneficiado com o recurso.

SINDICATO RURAL
O SRP de Piçarra realizará em sua sede, a avenida Araguaia, centro, Piçarra - PA, a prestação de contas do Biênio 2010 e 2011, e está convidando todos os pecuaristas e patrocinadores da ultima festa para participarem do evento onde serão mostrados os gastos efetuados bem como o sistema de arrecadação conferido pela entidade. A diretoria que tem como presidente O Sr. Gislainy, também passará por modificações e irá discutir com os sócios quem assumirá a presidência ou se continuará com a atual gestão.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

NOTICIAS DO DIA A DIA

CONSELHO 
O CMDRS, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável teve na pauta de sua primeira Assembléia ordinária de 2012 a renovação de sua diretoria. Ao todos são 24 membros sendo 12 titulares e 12 suplentes. O referido Conselho trata das questões relacionadas as atividades rurais em nosso municipio, debatendo os principais problemas e entraves enfrentados pelo municipio e discute soluções cabíveis nas tomadas de decisões com esses problemas. Os conselheiros foram empossados pela Secretaria Municipal de meio ambiente, Sr. Fátima Rocha e o ato de afirmação de posse foi lavrado através do decreto municipal 802 de 13 de Janeiro de 2012, pelo Prefeito Municipal Jairo Lunardi. Boa sorte aos conselheiros, equipe na qual também faço parte.

COPA DOS VETERANOS
A Associação Atletica e Desportiva de Piçarra promoverá neste final de semana a grande final da 2º copa dos Veteranos de Socieyt. A disputa será esntre o União Esporte Clube e a Faz. Eldorado que se enfretarão a partir das 08:00 horas da manhã.

COPA DE AREIA
Também sobre a organização da Associação Atlética e Desportiva de Piçarra, começará nesta segunda feira 06/02, a 1º Copa de Futebol de Areia de Piçarra. O evente terá a participação de 16 equipes e acontecerá na pista de vaquejada do parque de exposição agropecuária. Os jogos acontecerão a noite e irão até o dia 24/02, data marcada para a grande final.

CAMPEONATO RURAL
O primeiro campeonato rural da comunidade do lote 08 terá continuidade neste final de semana onde acontecerá a 3º rodada. Serão 03 jogos no sábado e 03 no domingo, fazendo a alegria dos atletas participantes e da vila local. O evento esta sendo um sucesso de publico e os participantes estão elogiando a organização que é do Sr. Mineiro.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

NOTICIAS E POLITICA

COMITÊ POLITICO
A executiva do Partido dos Trabalhadores de Piçarra (PT), criou uma coordenação politica para discutir os rumos do partido. A partir de agora, qualquer partido ou candidato que desejar fazer aliança com o PT, não o deve fazer de maneira isolada, terá que discutir com essta coordenação e fazer um debate sobre as suas propostas. A idéia de todos os petistas é que a Piçarra deve ter um projeto coletivo e não pessoal e por isso as discussões não se darão isoladamente. Piçarra só terá um projeto viável se ele nascer do anseio popular, a sociedade é quem deve dizer onde e como deve haver os investimentos. Com isso, o PT sai na frente com a proposta de se discutir com todos um planejamento estratégico com a participação de todos os partidos.

SORVETERIA

A medida que fechou a sorveteria gospel do irmão, que ficava localizada na avenida Araguaia em frente ao Posto avenida, abriu a sorvetaria do Bertinho. A mesma está localizada no bairro Brasil Novo em frente ao Açougue da Toinha e do Osvaldo, por trás da quadra nova em construção. O espaço é amplo e agradável e o atendidmento dos melhores. Boa sorte ao amigo Bertinho e sua Familia que inauguram um empreendimento e criam altenativas para o nosso municipio.