sábado, 23 de fevereiro de 2013

VAQUEJADA DE PIÇARRA

Acontece neste sábado, no Parque de Exposição Agropecuária de Piçarra, a grande Vaquejada local. O evento teve a abertura ja na sexta feira e dará continuidade hoje a partir de 15:00 hs com a abertura oficial da vaquerama onde  a disputa será pra valer. A proposta é que a mesma só termine amanhã. hoje a noite e amanhã terá festa com entrada franca. O evento tem a organização de Luciano e Tiago Bezerra.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ELEIÇÃO DA AMAT

Nesta sexta-feira (22/02), os 39 prefeitos dos municípios que fazem parte da AMAT Carajás,  reunidos em Marabá escolherão o novo presidente da entidade, que atualmente é presidida por Edison Raimundo Alvarenga (PTB), prefeito de Nova Ipixuna. Serão candidatos o prefeito de Marabá, João Salame Neto (PPS) e o prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira (PPS).

Em 2012, a AMAT Carajás registrou uma das eleições mais concorrida e tumultuada de sua história, quando o pleito terminou empatado e só foi decidido em uma Assembleia Geral. Quando houve o reconhecimento da vitória, através da tese do candidato mais velho, da Chapa 'INTEGRAÇÃO', encabeçada pelo ex-prefeito de Tucumã, Celso Cardoso.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

EMATER E BASA AMPLIAM PARCERIA EM PIÇARRA





Os extenssionistas Flávio Vidal e Antonio Barros, do Escritorio Local de Piçarra da EMATER- PA, estiveram nesta tarde de terça feira,na vila dos 300, localizda no Projeto de Assentamento Francisco Nunes Teixeira, na companhia do Gerente Geral do Banco da Amazônia - BASA, Cledson Lopes da  agencia de Eldorado do Carajás. A pauta de reunião foi uma palestra sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agriculrura Familiar - PRONAF. Na mesma foi explicado como funciona a linha de crédito e como os agricultores devem proceder para acessa-lo. Com participação maciça dos agricultores que lotaram a sede da Associação para tirarem suas dividas e saberem que caminho devem seguir para correr atrás deste recurso. Esta foi a segunda palestra proferida pelo BASA e pelos técnicos da EMATER. A outra aconteceu semana passada no PA Mutuã.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Auto Escola de Piçarra sobre nova direção

O Centro de Formação de Condutores de Piçarra está agora sobre nova coordenação. É que o Empresário Valtemir (Te), proprietario da Casa do Campo produtos agropecuários concretizou a compra da Auto Escola junto ao seu antigo dono, Oider Silverio. Agora, o novo proprietario pretende expandir o atendimento em todo o Municipio e nas regiões vizinhas. Segundo Té, serão colocados um despachante e uma corretora de seguros no sentido de melhor atender os motoristas locais que para realizarem pequenos serviços precisam se deslocar até Araguaina -TO e/ou Marabá, ambas distantes mais de 100km de Piçarra.

Morreu Almir Gabriel, Ex-Governador do Pará


Anunciado agora há pouco a morte do ex-governador Almir Gabriel, vítima de  enfisema pulmonar.
Aos 80 anos,  Gabriel encontrava-se internado  em hospital de Belém desde o dia  6 de fevereiro.
Ele também enfrentava um edema, que representa um acúmulo anormal de líquido nos pulmões, que levava a falta de ar.
Governador do Pará em dois mandatos consecutivos, prefeito de Belém,  e senador constituinte, Almir Gabriel construiu  carreira política que o elevou à categoria de uma das maiores lideranças do Estado.
Para médicos que vinham atendendo o ex-governador, em suas diversas internações, tanto em Belém quanto em São Paulo, Almir carregava profundas sequelas do vício de fumar,  a principal,  problemas respiratórios. Na última foto que se tem conhecimento do ex-governador, ele aparece bastante abatido, revelando definhamento em seu estado físico.

O Cerimonial do Governo do Estado deve,  a qualquer momento, anunciar local e horário do velório de Gabriel. Porém, a família já decidiu que ele será sepultado em Castanhal, sua terra de nascimento.

Simão Jatene, atual governador, foi conduzido à Chefia de Governo do Estado do Pará, sob a batuta de Gabriel, em sua primeira eleição, em 2004.
A amizade de ambos, no entanto,  seria rompida em futuro não distante, a tal ponto do ex-governador  acusar Jatene de ser consultor da Vale, numa dramática entrevista concedida a Rita Soares, do Diário do Pará. Essa divergência seria aliviada,  dias atrás,  pelo próprio Gabriel, que recebeu cordialmente  Jatene, num encontro de reatamento da amizade.
Almir deixa dois legados: foi um excelente cirurgião cardíaco – um dos mais respeitados do país; e, durante a Constituinte, contribuiu muito para a formatação do SUS, atuando como senador.



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Municipio de Porteiras Realiza Semana Pedagogica

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO....
O ano letivo só começou hoje, dia 18 para estudantes da rede pública de Porteiras, mas para quem está à frente da Educação, já começou na noite desta quinta-feira (14), com a Abertura da Semana Pedagógica 2013.
O prefeito municipal, Manoel Novais abriu a solenidade com as boas vindas aos professores que lotaram a quadra do Ginásio Poliesportivo. Manoel agradeceu a todos pelo empenho que tem elevado a cada dia o nível da Educação municipal e desejou bom trabalho a todos, incluindo os palestrantes da noite: o missionário Geraldinho, diretor da Rádio Educadora AM do Cariri, bem como a doutora Valquiria Kaminski, conferencista paranaense que veio ao município exclusivamente para a ocasião.
Na fala da secretária municipal de Educação, Ledian Miranda Petrônio, visível emoção pelo momento, um dia de comemorar as conquistas de sua gestão e dividir com todos o mérito, além da permanente atuação pelos próximos 04 anos.
O evento se seguiu com as palestras e distribuição simbólica dos kits escolares a 06 unidades de ensino, representadas por modalidade, desde o Infantil ao Nível Médio. Um cockteil foi servido aos convidados ao final do evento.
Além do prefeito Manoel Novais e da Secretária Ledian Miranda, compareceram à cerimônia: Vice-prefeita Telma Dantas – Vereadores: Raimundo Cícero da Silva, Carlos Roberto Luciano de Barros, Marcondes Gomes de Lima, Marcondes Xavier de Souza, Roberto Antônio de Lima, Dernival Lima Alves e Pedro Vicente Neto.
A atual e a ex-primeira dama, Maria do Socorro Martins Cardoso Novais (Socorrinha) e Maria Auxiliadora Brasil Sampaio Cardoso (Sissi), respectivamente, participaram de toda a programação.
Embalados ao som de ‘Oh Happy Day!’, tema do filme Mudança de Hábito, cerca de 400 professores fizeram de um ato formal, uma noite festiva.
Fonte: http://porteirasonline.com.br

VOLTA AS AULAS

Hoje teve inicio em Piçarra o ano letivo para os estudantes da rede publica municipal de ensino. Aqui em Piçarra como em muitas cidades do Brasil a fora ocorreram alguns atrasos devido a uns ajustes feitos pela nova adiministração devido terem que se adequarem as extruturas existentes deixadas pelos anteriores na qual mereceram de retoques. A expectativa da Secretaria de Educação é colocar tudo dentro da normalidade para que os alunos não se prejudiquem e tenham um ano letivo sem prejuizos no aprendizado. Aos alunos e professores, Boa Sorte.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CARNAVAL EM PIÇARRA

Sem muito apoio, os carnavalescos de Piçarra não tem muito o que comemorar. Se vê de forma clara que os espaços onde estão ocorrendo as folias estão esvaziados e sem muita empolgação. Com isso, o comercio se fragiliza e o recurso gira pouco. Mesmo assim, os herois das folias acreditam que fizeram a sua parte, dando opção para os que não tiveram como viajar e ficaram na cidade. Essa dificuldade ja era esperada tendo em vista está se iniciando um novo caminha e novas "Esperanças renascerem". Bom, o negócio é esperar para o proximo ano, acreditamos que com certeza tudo será mais planejado e as coisas andaram com mais facilidade.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

CARNAVAL EM PIÇARRA

Começou neste sábado as festas mominas em Piçarra. Nada mais do que 03 pontos estão organizando festas para animar a galera da folia. Um está sendo na danceteria conhecida como RISCA FACA, a outra está sendo organizada no clube Farmacinha Show como 04 noites de carnaval e, por fim tem o carnaval de rua em frente ao Hotel Vanesa com blocos e muita animação com os carros de som agitando a folia. 
Como houve uma grande divisão de pessoas, alguns pontos ficaram esvaziados de gente.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

MUDANÇA 3

MUDANÇA 3
E dando continuidade as mudanças, quem está de mudança também é a nova cara do Blog. Agora ele está em formato verde no sentido de que teremos mais postagens voltadas para a questão ambiental. Pretendemos fazer algumas publicações e defender as questões relacionadas a este tema.

NOVAS DE PIÇARRA

MUDANÇA 1
O escritorio regional da EMATER que fica em Marabá tem agora nova coordenação. Saiu o engenheiro Agrônomo Walter Willian que volta para o escritorio de Itupiranga e assume o Engenheiro Genival, que ja era adjunto. Outro Engenheiro, Carlos Eduardo agora é o adjunto.

MUDANÇA 2
O novo governo de Piçarra, em um mês de governo apresentou a primeira mudança de secretariado. O agora ex-secretario Fabricio Costa deixou a secretaria de meio ambiente e vai assumir a assessoria regional do PDT. Em seu lugar ficará como secretaria sua esposa Nargila Costa.