sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

SINDICATO RURAL

O Sindicato Rural de Piçarra realizou mais uma reunião na manhã desta quinta feira para discutir a estratégia de renovação da nova diretoria da entidade. a pauta foi a construção de uma chapa para registro na secretaria para disputar a eleição de formação dos novos diretores. Por votação quase unânime, foi escolhido o nome do Sr. Luiz Carlos para presidente, Gilvan Passos para tesoureiro e do veterinário Dernival Barros para a secretaria. Estavam presentes a reunião e também fazem parte da chapa o Prefeito Municipal Wagner Machado, Ari Lange, Gislainy Oliveira, Raimundão, Antonio Teixeira, Daniel, Zé Colméia, João Pinto, Valtemir, Custodio Abadia, João Paulista, Charles Rabelo, Flávio Vidal,  entre outros. A eleição está prevista para o dia 12 no prédio da antiga Auto Escola Avenida, em frente ao Ideal Comercio de Gado, com inicio previsto para ás 09:00 horas e término ás 17:00 horas.

CAMINHÃO DESGOVERNADO DESTRÓI CASA NO BRASIL NOVO

Um caminhão gaioleiro, de cor preta desgovernou a bateu de frente com uma casa no Brasil novo na tarde dessa quinta feira. Por sorte não feriu ninguém mais destruiu parcialmente a parte da casa que pertence ao sr. Zico, funcionário publico da Câmara Municipal de Piçarra.

FotoFotoFoto



PIÇARRA EM LUTO DUPLO

Estará sendo enterrado hoje no cemitério município os corpos da senhora Dona Iracema, 80 anos, uma das pioneiras de nossa cidade que ajudou a construir esse município com muita luta. Dona do Hotel Piauí, Dona Iracema é conhecida de todos que demonstram carinho para com ela a com a família, feito notado durante todo o seu velório que está sendo realizado na Câmara Municipal. Muitas pessoas fizeram filas para prestarem a ultima homenagem. O sepultamento está previsto para o final da tarde dessa sexta feira.
Paralelo está acontecendo outro velório, trata-se da jovem Edna Noronha,33 anos, filha mais nova do Sr. Amancio Arraes, Edna faleceu na manhã de quinta feira vitima de choque elétrico em sua propriedade próximo a vila 300. Com muita comoção o seu sepultamento também está previsto para o final da tarde.
Aos familiares fica a a nossa nota de pesar.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A Importância das Cooperativas Agropecuárias

Talvez uma chance que deva ser bem aproveitada pelos produtores de Piçarra
 
Qualquer atividade agropecuária nada mais é do que uma atividade econômica onde o produtor planta, cria, produz e muitas vezes até industrializa, tendo como finalidade escoar seu produto e obter lucros com isso. Esse é o objetivo final do produtor rural obter lucro com a sua produção. Tendo isso em mente, todo o processo produtivo, administrativo e comercial precisa ser bem feito e bem planejado. Muitas vezes, um produtor não consegue atingir suas metas, simplesmente por não ter feito um planejamento eficiente e o maior erro ou "furo" no planejamento é não ter meios eficientes para escoar a produção. É aí que pode entrar a atuação das cooperativas agrícolas.
Quais são as funções das cooperativas agrícolas? No que elas podem auxiliar os produtores rurais? Originalmente, e por vocação principal, as cooperativas agrícolas servem para conseguir escoar, da melhor maneira possível, a produção agropecuária. Um produtor de leite, por exemplo, pode vender toda a sua produção para uma cooperativa de produtores de leite, sem ter que se preocupar em correr atrás de compradores e de bons preços para seus produtos. Os preços de compra praticados pelas cooperativas costumam ser razoáveis e justos, pois se isso não ocorre, os próprios cooperados vão querer saber as razões e corrigir possíveis injustiças.

Com o produto da produção de muitos produtores rurais, as cooperativas conseguem fazer grandes negócios, inclusive na área de exportação. São negócios que, individualmente, os cooperados nunca teriam condições de efetuar.

Além da parte comercial, a maioria das cooperativas mantém uma equipe de técnicos, veterinários e agrônomos para dar suporte aos produtores, garantindo maiores e melhores produções, o que é interesse tanto do cooperado quanto da cooperativa. Essa assessoria técnica é muito valiosa, principalmente, para quem está iniciando a sua produção. Se um proprietário rural pretende iniciar uma plantação ou criação, deve sempre procurar a cooperativa mais próxima, filiar-se e começar a usufruir das facilidades que esta lhe oferecer. As cooperativas também prestam serviços para o produtor, como o beneficiamento de café, pasteurização de leite, embalagem de produtos, etc.

Muitas vezes, os benefícios são indiretos, como acabar se relacionando com outros produtores e conseguir informações vitais para o empreendimento. É um lugar de referência, utilizado para contratação de mão de obra, fonte de informações e auxílio técnico, comercialização da produção e, ainda, onde se compra materiais e produtos agropecuários, pois a maioria das cooperativas dispõe de uma ou mais lojas para atender não só os cooperados mas como toda a comunidade local.

Existem cerca de 1000 cooperativas espalhadas por todo o país. Muitas delas, são cooperativas especializadas em um determinado tipo de produto. Por exemplo, cooperativa de produtores de cana ou de criadores de gado ou de produtores de café, etc. Se na mesma região, o produtor rural puder optar entre duas ou mais cooperativas, este deve verificar quais são as vantagens que cada uma oferece e se decidir pela melhor. Muitas vezes, é interessante fazer parte de mais de uma cooperativa, pois as vantagens podem ser complementares e, em certos casos, uma cooperativa pode estar praticando preços mas vantajosos. É apenas uma questão de analisar o que cada uma oferece.
Fonte:autor: Redação RuralNews

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Presidente da Emater visita obras e celebra convênios no sul do Pará


Uma comitiva liderada pela presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Cleide Amorim, segue em visita a pelo menos 12 municípios do sul e sudeste do Estado, para agendas de trabalho com as equipes técnicas locais e também para o acompanhamento de obras de revitalização e construção dos escritórios da empresa nas regiões. Só na região sudeste, quatro escritórios estão em fase de acabamento de obras.
Em Canaã dos Carajás, o escritório em funcionamento desde 1994, será revitalizado. O espaço que receberá reparos desde a parte alta, já foi ampliado, mas a estrutura foi preservada. No município de Sapucaia, a equipe técnica trabalhará com a construção de um novo prédio. Em Xinguara a Emater finaliza a obra do escritório local que recebeu também auditório, móveis novos e climatização. A obra está prevista para ser entregue já no próximo mês de março e os investimentos chegam a R$ 190 mil. Nas regiões do sul e sudoeste do Pará, a pecuária leiteira e de corte são as maiores fonte de economia, o trabalho da Emater fortalece as atividades, mas trabalha com a diversificação da produção. Em Xinguara, por exemplo, a piscicultura é uma das atividades que está sendo implantada no município.
Segundo, Erico Birch, presidente da Associação dos Piscicultores e Aqüicultores de Xinguara, o incentivo que vem sendo dado para a pesca no município vai oportunizar mudança na qualidade de vida das famílias. “ Aqui nós já temos grandes mudanças no que diz respeito a recuperação de áreas degradadas que antes eram usadas para a criação de gado”, disse Birch. No município a Emater já realizou um diagnóstico georreferenciado da atividade. A prefeitura municipal é parceira conforme convenio de cooperação técnica celebrado.
Em Água Azul do Norte, onde o escritório local também está em obras, à presidente da Emater foi recebida por uma comitiva formada por agricultores e pela equipe técnica da prefeitura municipal, com quem foi celebrado um convenio de cooperação técnica que vai ajudar na expansão do trabalho em campo. “Estamos aqui para trabalhar juntos. Temos consciência que o trabalho da Emater tem grande importância no desenvolvimento do município”, disse Antonio Leite, vice prefeito de Água Azul do Norte. Só no ano de 2013, por meio de projetos técnicos elaborados pela Emater foram liberados para o município quase quatro milhões de reais, principalmente no que diz respeito à pecuária leiteira.

Texto: Iolanda Lopes

Ascom / EMATER

domingo, 16 de fevereiro de 2014

SOBRE A ATUAÇÃO DO DETRAN EM PIÇARRA

Na manhã deste sábado, 15/02/14, Piçarra foi sacudida por uma equipe do DETRAN estadual que em poucas horas na cidade fez da vida dos motoristas um verdadeiro inverno. Na ação impetrada pelos funcionários do órgão, que pareciam mais policiais do que agentes de trânsito, eles aplicaram multas e prenderam veículos. Como chegaram rápido, muitos estavam desprevenidos e foram surpreendidos pela ação intolerante. Considera aqui intolerante pelos seguintes termos: 1º -  Muitos dos que foram atuados são habilitados e não portavam os documentos na hora devido terem deixados em casa, deveriam serem orientados ou terem tidos a chance de ir em casa pegar o documento faltante; 2º - A não utilização do cinto, causa de algumas multas, é correta, porém Piçarra não tem sinal, tem vários quebra molas e o índice da acidente é praticamente zero, não se pode comparar com outra cidade grande; 3º: Qual a moral de um órgão exigir tanta legalidade em um município que é um dos mais penalizados pela arrecadação do IPVA, aja visto a estrada que liga a São Geraldo que nem reforma tem. Moral da historia, aqui é como se o DETRAN não existisse, apenas para atormentar. Não defendo que ninguém ande sem documentos ou sem cinto, mais defendo que a ações deveria ter sido mais de prevenção e orientação aos condutores, com palestras em locais fechados e campanhas educativas na rua e com a participação da população e autoridades locais. Acredito que teria mais efeito e as pessoas compreenderia sobre segurança no transito e a importância da legalidade do documento. Policiar é correto, quando necessário, mais policiar sem orientar é desfazer dos inóculos que muitas das vezes têm o seu direito usurpado.

MAIS CRÉDITOS PARA OS PRODUTORES DE PIÇARRA

Neste sábado o Banco da Amazônia, desta vez através da Agencia de Xambioá-TO, fizeram mais um dia de vistorias em propriedades rurais de Piçarra, com o intuito de analisar os projetos internalizados pela EMATER/PA, pelos escritorio local de Piçarra. Ao todo, segundo o técnico local Flávio Vidal, serão liberados mais de R$ 200.000,00 reais para esses produtores. Ainda está previsto para o inicio da semana a conclusão das vistorias em mais 4 propriedades Rurais.

CARNAVAL EM PIÇARRA

Está confirmado para os dias 28/02, 01, 02 e 03/03 O Carnaval da alegria em Piçarra. O evento, que será organizado pela Prefeitura Municipal terá como principal atração a banda Axécleteiro da Bahia que se apresenta logo no dia 28/02. Com grande divulgação, a festa será um dos grandes eventos da cidade neste inicio de ano.