domingo, 29 de junho de 2014

Helder Barbalho larga na frente de Jatene segundo pesquisa

 
Helder Barbalho tem 34,1% das intenções de voto, já o governador Simão Jatene (PSDB), que concorre à reeleição, ficaria em segundo lugar, com 26,1%. O ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), que até a noite de ontem não havia decidido se  seria ou não candidato ao governo, teria apenas 3,7% e Marco Carrera (PSOL), 2,1%. Os votos em branco e nulo somariam 24% e indecisos, 10%. A margem de erro da pesquisa  é de 4 pontos percentuais, para cima ou para baixo. E o intervalo de confiança é de 95%.
O levantamento também perguntou em quem o eleitor do Pará pretende votar para presidente da República. Dilma Rousseff (PT),  que concorre à reeleição,  é líder isolada, com 40,8% das intenções de voto. Aécio Neves (PSDB) tem  apenas 19,4% e Eduardo Campos (PSB), 8,6%. Outros candidatos somam 4,9%. Votos em branco e nulo são 11,7% e indecisos, 14,6%.A pesquisa da Alvo Marketing e Publicidade foi custeada pela própria empresa.
Foram entrevistadas 625 pessoas em Belém entre os dias 17 a 21 de junho de 2014. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo número PA-00002/2014.O pré-candidato ao governo pelo PMDB encabeça uma aliança que conta com apoios importantes como do DEM e do PT, além de outros sete partidos, Helder terá como vice o deputado federal do DEM, Joaquim de Lira Maia e o candidato ao senado na chapa será o petista Paulo Rocha.
A convenção do PT/PMDB será na segunda-feira, 30 e terá a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa da Alvo é a primeira a ser registrada no TRE neste ano e divulgada em veículo de comunicação nacional. 
FERNANDO RODRIGUES
Na Folha desde 1987, foi repórter, editor de Economia, correspondente em Nova York (1988), Tóquio (1990) e Washington (1990-91). Na Sucursal de Brasília da Folha desde 1996, assina a coluna “Brasília”,  às quartas e sábados. Mantém uma página de política no UOL desde o ano 2000 com informações estatísticas e analíticas sobre eleições, pesquisas de opinião e partidos políticos.
(Fonte: Diário do Pará/http://www.diarioonline.com.br)

PSOL Lança Marcos Carrera ao Governo do Estado

na Câmara Municipal de Belém, em meio a uma militância participativa, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), lançou Marcos Carrera para concorrer nas eleições de 2014, ao cargo de Governo do Estado. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) se aliou ao PSOL e para estas eleições apresentou a professora Bernadete do Amaral como candidata ao cargo de vice-governadora pela chapa. Na convenção, foi lançado também o nome de Pedrinho Maia para a vaga do Senado Federal.
Aclamação, assim pode-se dizer o momento em que Edmílson Rodrigues e Marinor Brito subiram à tribuna para fazerem seus discursos como, respectivamente, candidatos a deputado federal e deputada estadual. Gritos, balançar de bandeiras, euforia, aplausos, assovios, tomaram conta por aproximadamente vinte minutos antes de suas falas.
Com a câmara tomada por militantes, o candidato ao governo discursou após todos os outros candidatos. Segundo Carrera, o partido está preparado para o pleito com uma coligação que pretende mudar o sistema político. “É a primeira vez que lanço meu nome, no entanto, eu tenho 30 anos de militância nos movimentos sociais. Portanto, nosso nome parece novo, mais temos anos de militância e estamos preparados para enfrentar esse debate, porque historicamente a gente sempre trabalhou com a gestão do Estado”, disse o professor.

PV LANÇA ZÉ CARLOS AO GOVERNO DO ESTADO

o Partido Verde (PV) lançou o seu candidato ao Governo do Estado, Zé Carlos Lima, que disputará a vaga ao Governo nas eleições de 2014. Na convenção, que realizou-se na sede do partido, o Professor Universitário em Políticas Públicas da Universidade Federal, Simão Bendayan, foi lançado para concorrer a vaga ao Senado Federal. A legenda não definiu ainda o nome do seu vice na chapa, mas adiantou que foi feito o convite à ex-esposa de Gabriel Guerreiro, Izaura Guerreiro, mas até agora não obteve respostas, pois a mesma encontra-se em terra santa, entretanto, até o dia 30 será divulgado.
Após a famosa chuva que cai todos os dias em Belém, a sede do partido verde ficou pequena para os adeptos a legenda. Políticos de todas as partes do Estado estiveram presentes na convenção para ouvir o que tinha a falar o candidato ao Governo do Estado e ao Senado Federal.
Com um discurso simplista e apaziguador, Zé Carlos do PV, como é conhecido, disse que a sua candidatura vem para agregar a campanha mais uma opção ao povo do Pará e provocar outras coligações.”Não pretendemos ser uma pedra no caminho de nenhuma partido, de nenhum candidato, não pretendemos ter adversários. Nosso partido é pacifista. O objetivo da nossa campanha é com a sociedade e encontra soluções para os problemas”, disse o candidato.
Quanto ao governo atual, o candidato falou que o PSDB já contribui o que pode, agora está na hora de mudança. ”O governador Simão Jatene já está no governo desde quando foi secretário de planejamento do governo do estado do pará 1983, então, como todo modelo, chega um momento que esgota, eu acho que a inteligência do PSDB contribui muito, mas exauriu. O Pará exige mudança”, falou Lima.

NO SUFOCO BRASIL PASSA PELO CHILE

A Seleção Canarinho ofereceu aos brasileiros um verdadeiro teste cardíaco na tarde deste sábado. Em jogo dominado pela equipe do Chile, o Brasil empatou por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis brilhou a estrela do goleiro Júlio César que defendeu duas cobranças e classificou os anfitriões para as quartas de final em Fortaleza, na próxima sexta-feira, 04.
Uma classificação no sufoco, dramática, mas que põe o Brasil no caminho de um possível reencontro com seu passado: 64 anos depois, pode novamente enfrentar o Uruguai em uma Copa em casa. Para isso, basta que os antigos rivais eliminem a Colômbia neste sábado, às 17h. Chance de finalmente exorcizar o ‘Fantasma de 1950′.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

TSE decide que minirreforma eleitoral só valerá em 2016

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nessa terça-feira (24), por maioria (quatro votos a três), que a minirreforma eleitoral aprovada no fim do ano passado pelo Congresso só valerá nas eleições de 2016.
De acordo com o entedimento da maioria dos ministros, a Constituição estabelece que alterações no processo eleitoral devem ser feitas até um ano antes da eleição e, por isso, as mudanças não poderão ser aplicadas no pleito deste ano.
A decisão foi tomada após consulta formulada pelo ex-senador Sérgio Souza (PMDB-PR) sobre a validade ou não da minirreforma neste ano. A resposta dada pelo TSE tem força de resolução e deve ser seguida.
A lei traz medidas que, em tese, reduzem o custo das campanhas eleitorais, como a limitação de cabos eleitorais e de despesas com alimentação e combustível nas campanhas.
Alguns parlamentares argumentavam que as mudanças eram administrativas e já poderiam ser implementadas. Outros defendiam que só valeriam para as eleições de 2016 porque, na interpretação deles, alteram o processo eleitoral. Ainda cabe recurso da decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A discussão sobre o tema começou há um mês, quando o relator da consulta, ministro João Otávio Noronha, entendeu que a minirreforma poderia ser aplicada. O ministro Gilmar Mendes pediu mais tempo para avaliar se deveria ser aplicado o artigo 16 da Constituição, que estabelece que alterações no processo eleitoral só podem ser feitas um ano antes.

Nesta terça, Mendes entendeu que as regras não podem ser aplicadas e foi acompanhado pelos ministros Dias Toffoli, Luciana Lóssio e Luiz Fux. "Em razão do momento em que nos encontramos, com convenções realizadas, eu realmente não posso acompanhar [o entendimento do relator]", disse a ministra Luciana Lóssio.
"O processo eleitoral propriamente dito já se iniciou com as convenções", destacou o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli.
Noronha manteve a posição anterior e foi acompanhado por Laurita Vaz e Henrique Neves. "Não afeta a normalidade das eleições e nem a perturbação do pleito. É muito claro que não há nesse caso alteração com propósito casuístico", frisou Noronha.

O que dizia a minirreforma eleitoral
A lei prevê limitação de cabos eleitorais e de despesas com alimentação (10% dos gastos) e aluguel de veículos (20% dos gastos) nas campanhas, além de proibir o "envelopamento de carros" com adesivos.
A nova lei também autoriza que políticos que receberam punição da Justiça Eleitoral parcelem a multa em até 60 vezes, desde que cada parcela não ultrapasse o limite de 10% de seus rendimentos.
Apesar de a minirreforma não ser aplicada, algumas inovações da lei estarão em vigor neste ano porque estão previstas em resoluções do TSE que foram aprovadas pelo plenário. Entre elas estão o prazo para troca de candidatos, até 20 dias antes do pleito (15 de setembro), e punições a ofensas a candidatos na internet.

Fonte: G1

domingo, 22 de junho de 2014

PIÇARRA REALIZOU O SEU XVII TORPEP

A Prefeitura Municipal de Piçarra, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMATUR, realizou neste fim de semana o XVII TORPEP, na localidade da vila Itaipavas que fica a 45km da sede do município nas margens do Rio Araguaia. Durante os três dias de evento, mais de 60 equipes de pescadores participaram de duas modalidades em competições distintas. A modalidade do JAÚ e a modalidade do Tucunaré. Os vencedores levaram como prêmios barcos e motores além de participarem de diversos sorteios realizados pela prefeitura. Na parte festiva teve festa na sexta e no sábado, onde também aconteceu o concurso da Garota TORPEP. Durante as festividades foi lançado o programa "Araguaia nosso Rio, Nossa vida". Os detalhe do programa ainda não foram bem explicado, mais trata das ações voltadas para o rio Araguaia.

Piçarra está concluindo o trabalho de terraplanegem para Asfalto

A secretaria de Obras do município de Piçarra está concluindo os trabalhos de terraplanagem nas ruas onde serão beneficiadas com o Programa Asfalto na Cidade do Governo do Estado. Numa parceria celebrada com a Prefeitura o município que receberia apenas 5km teve sua capacidade aumentada para 7km devido aos serviços de terraplanagem ficarem por conta dos recursos da próprio da Prefeitura. As ruas que estão em fase final de acabamento são parte da Avenida cândida Alves e a Rua Araguanã.

PT OFICIALIZA CANDIDATURA DE DILMA A REELEIÇÃO

O Partido dos Trabalhadores oficializou neste sábado a candidatura da Presidente Dilma Rousseff a reeleição. Na mesma convenção foi oficializado o nome de Michel Temer que mais uma vez vai concorrer a vice na chapa. Pelo calendário eleitoral os partidos tem até o dia 30 deste mês para oficializarem os seus candidatos que irão concorrer aos cargos de Deputados, Senadores e Governadores. Dilma é a quarta presidente a ser homologada candidata a presidente. Antes dela ja foram oficializados Aécio Neves do PSDB, Eymael pelo PSDC e Luciane Genro pelo PSOL.

Jatene anuncia Zequinha Marinho como vice


Vice



Mais de mil pessoas, entre elas 11 prefeitos do sul do Pará, participaram na noite de ontem, 20,  do anúncio da coligação entre os partidos PSC e PSDB, pela qual o deputado federal Zequinha Marinho (PSC) compõe como vice a chapa liderada por Simão Jatene, pré-candidato à reeleição pelo PSDB. O evento também reuniu dezenas de vereadores, vice-prefeitos, ex-prefeitos e lideranças comunitárias e líderes religiosos de todos os 20 municípios da região, realizado numa sede particular no município de Xinguara.
A aliança entre o PSDB e o PSC foi a responsável por reunir uma diversidade tão grande de políticos e representantes de diferentes segmentos sociais. Até mesmo membros de partidos adversários na atual conjuntura política paraense compareceram ao local para cumprimentar o governador Simão Jatene, que chegou ao evento na companhia do deputado federal Wandenkolk Gonçalves, do senador Flexa Ribeiro e do vice-governador Helenilson Pontes. “Há quem pense que trata-se de um convite recente, mas na verdade este mesmo convite já havia sido feito muito antes, o que mostra ser o meu apreço, respeito e consideração pelo sul do Pará antigo e recorrente”, falou Jatene em seu pronunciamento.
O deputado federal Zequinha Marinho mostrou-se entusiasmado e confiante com a aliança. “Há dois caminhos a serem seguidos quando um projeto tão promissor como o liderado pelo governador (Simão Jatene) começa a sofrer ameaças: ou você atira pedras ou você apoia. E nós, do PSC, resolvemos apoiar com unhas e dentes para que o desenvolvimento do Estado permaneça no caminho certo”, destacou, durante o pronunciamento, Marinho.
Os prefeitos e lideranças reunidos em Xinguara aproveitaram para lançar o movimento “Fica Jatene”, pelo qual pedem que o atual governador descarte qualquer possibilidade de se ausentar do cargo executivo durante o período da campanha política. “É uma vontade nossa, do povo, que o gerenciamento do Estado permaneça nas mãos do governador. É com ele que as coisas têm dado certo e é com ele que tem que permanecer o trabalho”, disse o prefeito de Redenção, Vanderlei Coimbra, que lidera o movimento. O governador recebeu o pedido com naturalidade e, ao final, declarou que a própria candidatura à reeleição já é uma prevalência da vontade coletiva sobre qualquer vontade pessoal que ele, Simão Jatene, possa ter. “Olhando por esse aspecto, quem sou eu para declinar a mais essa vontade coletiva do povo do Pará? Aqui estão lideranças de todas as partes do sul paraense. É uma vontade que há de ser respeitada”, completou Jatene.