domingo, 29 de janeiro de 2017

Pará terá primeiro laboratório da qualidade do leite da Região Norte

A implantação do laboratório vai possibilitar o rastreamento da produção leiteira paraense, conferindo-lhe controle e selo de qualidade.
O estado do Pará ganhará o primeiro Laboratório da Qualidade de Leite da Região Norte. O empreendimento, que está em fase de finalização e deve entrar em operação no mês de março deste ano, é financiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), e integra o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).
A implantação do laboratório vai possibilitar o rastreamento da produção leiteira paraense, conferindo-lhe controle e selo de qualidade. O laudo que será emitido pelo laboratório possibilitará aos produtores a negociação de melhores preços e a comercialização de seus produtos em todo o Brasil.
Na tarde desta quinta-feira (26), o diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Luciano Guedes, e gerentes da Agência realizaram uma visita técnica ao Laboratório da Qualidade do Leite. A equipe técnica foi recebida pelo secretário Alex Fiúza de Melo, da Sectet, pela coordenadora do Laboratório de Leite, Luiza Helena Meller, e pelo diretor presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, Antonio Abelém.
O objetivo da visita foi apresentar o laboratório e seus serviços à Adepará, para que seus representantes possam conhecer o seu potencial para o melhoramento e a verticalização da cadeia leiteira no Estado.
O Laboratório da Qualidade do Leite é uma importante demanda do setor produtivo, sendo fundamental aos produtores de leite e as indústrias de laticínios paraenses para alcançar melhores índices de produtividade, melhorar a qualidade da matéria-prima e dos produtos derivados. “O Governo do Estado dá um grande passo com a implantação do primeiro laboratório de leite da Região Norte. Ganha a população que terá na mesa alimentos seguros, ganha o produtor rural e as indústrias que poderão certificar seus produtos e ganha o Estado que garante a geração de emprego e renda, e fomenta um dos setores mais importantes da economia, que é o agronegócio”, diz o diretor geral da Adepará, Luciano Guedes.
O empreendimento é resultado de um esforço conjunto. O governo estadual, por meio da Sectet, investiu cerca de R$ 2,3 milhões na construção do espaço. O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi o responsável pela aquisição dos equipamentos de diagnóstico e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) adquiriu os mobiliários. A coordenação e gerenciamento do espaço são de responsabilidade do Programa de Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Qualidade do leite
Os serviços do Laboratório serão pautados a partir de amostras de leite cru (aproximadamente 50 ml), que serão coletadas na propriedade, seguindo as recomendações adequadas para os procedimentos de coleta e transporte. Os recipientes, de material plástico e com tampas de pressão, serão fornecidos já esterilizados e com conservante pelo laboratório.
“O laboratório irá oferecer o controle da qualidade, que perpassará a determinação dos seus componentes, a contagem de células somáticas e de bactérias, além de análises laboratoriais de produtos derivados do leite, como queijos, coalhadas etc. São serviços que poderão ser prestados para todos os estados da região Norte, com o objetivo de dar apoio às indústrias de laticínios no desenvolvimento de novos produtos oriundos do leite”, explica a pesquisadora da UFPA e coordenadora do Laboratório, Luiza Helena Meller.
Inauguração
Atualmente, o laboratório finaliza os trâmites para seu ingresso à Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite (RBQL), do Mapa, e espera a instalação dos últimos equipamentos e finalização da parte elétrica do prédio para entrar em pleno funcionamento. A previsão é que a inauguração seja em março deste ano.
“Nossa principal agenda antes da inauguração é a de aproximar os atores estratégicos aos serviços oferecidos pelo laboratório. Nesse sentido, a Adepará é uma ponte estratégica para contatar os principais usuários do laboratório, que são os produtores de leite, para que todos os testes de controle de qualidade sejam realizados dentro do nosso próprio Estado, dinamizando, assim, a cadeia leiteira paraense”, afirmou o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello. (ADEPARÁ)
Fonte: blog do Ze Dudu

sábado, 21 de janeiro de 2017

Morreu nesta manhã o Secretario Municipal de Meio Ambiente de Piçarra

Foi encontrado nessa manhã morto em sua chácara localizado na vila Itaipavas a 45 km de Piçarra o corpo do Sr. Nivaldo Venâncio, mais conhecido como Manga Rosa. Segundo populares que chegaram ao local, próximo ao corpo esta uma espingarda e um facão e o mesmo tinha perfurações de dois tiros. O crime deixa consternado todo o município, pois Manga Rosa ja estava a mais de 03 anos respondendo como Secretario de Governo ocupando a pasta de Meio Ambiente. O mesmo foi encaminhado para o IML e depois liberado para o velorio que, segundo informações deverá ocorrer na Câmara Municipal.

Ontem a noite também faleceu na vila Oziel Pereira um jovem conhecido como Mauricio, segundo populares o mesmo bateu de moto em um animal e veio a óbito. Na tarde, ja havia felecido um ooutro nas proximidades do represão.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Missa na Pedra Branca em Porteiras alerta Comunidade para preservação ambiental

Por Patrícia Mirelly
Um intricado labirinto de pedras e galhos descortina uma natureza viva, que exala e enaltece o sentimento de Deus por Sua criação. E foi esse o espaço litúrgico onde comunidades rurais de Porteiras, na região forânea III, reuniram-se para celebrar a Eucaristia, mistério maior da nossa fé, neste domingo, dia 15.
                                                          (Foto:Patrícia Mirelly)
Sob um farto sol de janeiro, a santa missa foi presidida pelo coordenador diocesano de Pastoral e filho da terra, Padre Vileci Basílio Vidal, que além de render graças pelos seus 24 anos de sacerdócio, também fez alerta para preservação da “Pedra Branca”, como o espaço é conhecido.

Tal como a “Laudato Si”, carta-encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado que deve ser dispensado ao meio ambiente, chamado de “casa-comum”, o objetivo do padre, mestrando em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri, é tornar a pedra uma área de preservação. Para isso, apresentará projeto ao poder público ainda este semestre. A proposta é fazer ressoar um apelo não só nos católicos, mas em toda a comunidade municipal.
A nossa intenção – disse ele – é fazer criar um laço entre a comunidade e a Pedra, para que ela se torne e se conserve como santuário ecológico.

Na esperança de boa produção e colheita farta, a santa missa também foi rezada na intenção dos agricultores, com bênção das sementes de milho e feijão. Peregrinos da cidade, 84 no total, também percorreram cerca de 6 km, a pé, para participarem da santa celebração, findada com café comunitário à sombra de árvores.

                                 (Foto:Patrícia Mirelly)
Fonte: Blogger Porteiras Agora

domingo, 15 de janeiro de 2017

EQUIPE DA EFA, SEMED E EMATER VISITAM IFPA - CAMPUS RURAL DE MARABÁ

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Equipe da EFA: Educadores - Rafael - Coordenador da Equipe, Glecia, Vanalda, Antonio e Damião. Alunos - Railan, Sérgio e Lala; SEMED: Diretora de Ensino do Campo Lorena Bogea e a Coordenadora do Projovem Campo - Maria Antonia; EMATER - Carlos Eduardo supervisor adjunto do Regional. Foram recebidos pela Diretora em exercício do IFPA Suely Gomes, Claudínisio Araújo - Diretor Adjunto e Carlinhos - Diretor de Extensão.
Ficou acertada a participação do IFPA no Encontro da EFA: no Ato Político dia 20 através da Diretora Suely; Dia 21 com um grupo de alunos/as representantes de turmas e uma equipe de professores/as participarão do Encontro de Jovens, onde será apresentado o curso técnico em agropecuária com ênfase em agroecologia, informado sobre a possibilidade de implantação do curso na EFA.
No seminário de pesquisa ocorrerá a socialização do livro “Rompendo as cercas e construindo saberes: a juventude na construção da educação profissional do campo no Sudeste do Pará” de Dalcione Marinho. Trabalho de outros professores que pesquisa sobre a Pedagogia da Alternância.
O IFPA participará também da Feira e do Sarau da EFA eventos dentro da programação do encontro das famílias e parceiros/as.
Aproveitando a presença da SEMED foi levantado as condições para implantação do Ensino Médio na EFA, estabelecimento de um convênio com a Prefeitura de Marabá através da Secretaria Municipal de Educação. Ficou um indicativo de uma reunião com Secretário Luciano Dias. Ainda foi retomada a parceria SEMED IFPA em relação a oferta da EJA Saberes da Terra.
Carlos Eduardo supervisor adjunto do Regional da EMATER disponibilizou a empresa pública para realização de estágios dos estudantes do IFPA e da EFA.
A Equipe do IFPA apresentou as instalações do campus. Encontramos o egresso da primeira turma da EFA Rildvan que estuda no IFPA.
Blog: contraponto&Reflexão

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Dois nomes disputam a Unidade do INCRA em São Geraldo

Após a publicação da exoneração do Ex-Executor da Unidade Avança do INCRA - USAGA, dois nomes disputam a postulação ao cargo. Segundo informações o nome de Leandro de Sá (PSC) foi apresentado do Superintendente Asdrubal Bentes e pode em breve ter a sua portaria publicada. Outro nome que corre pelas ruas da cidade é a do Enfermeiro Douglas Costa(PSD), o mesmo foi candidato a prefeito na ultima eleição tendo perdido para Edilson da Emater(PSDB). Sua candidatura foi bancada pelo PMDB, mesma sigla do Asdrubal Bentes. Agora é esperar para ver quem será confirmado a vaga em aberto.

Jovem sofre infarto durante jogo de bola na vila boa vista

Faleceu ontem na vila de Boa Vista o jovem Edivaldo Sousa Lima. Segundo populares o mesmo sofreu um infarto fulminante quando participava de um treino de futebol da equipe local que se preparava para o confronto contra o time do Olympicus pelo campeonato municipal de Piçarra neste sábado. O jovem ainda tentou ser reanimado pelos colegas mais não teve jeito e o mesmo veio a óbito ainda dentro do campo. A noticia abalou todos os desportistas e amigos do jovem.