O Sindicato Rural de Piçarra realizou mais uma reunião na manhã desta quinta feira para discutir a estratégia de renovação da nova diretoria da entidade. a pauta foi a construção de uma chapa para registro na secretaria para disputar a eleição de formação dos novos diretores. Por votação quase unânime, foi escolhido o nome do Sr. Luiz Carlos para presidente, Gilvan Passos para tesoureiro e do veterinário Dernival Barros para a secretaria. Estavam presentes a reunião e também fazem parte da chapa o Prefeito Municipal Wagner Machado, Ari Lange, Gislainy Oliveira, Raimundão, Antonio Teixeira, Daniel, Zé Colméia, João Pinto, Valtemir, Custodio Abadia, João Paulista, Charles Rabelo, Flávio Vidal, entre outros. A eleição está prevista para o dia 12 no prédio da antiga Auto Escola Avenida, em frente ao Ideal Comercio de Gado, com inicio previsto para ás 09:00 horas e término ás 17:00 horas.
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
CAMINHÃO DESGOVERNADO DESTRÓI CASA NO BRASIL NOVO
Um caminhão gaioleiro, de cor preta desgovernou a bateu de frente com uma casa no Brasil novo na tarde dessa quinta feira. Por sorte não feriu ninguém mais destruiu parcialmente a parte da casa que pertence ao sr. Zico, funcionário publico da Câmara Municipal de Piçarra.



PIÇARRA EM LUTO DUPLO
Estará sendo enterrado hoje no cemitério município os corpos da senhora Dona Iracema, 80 anos, uma das pioneiras de nossa cidade que ajudou a construir esse município com muita luta. Dona do Hotel Piauí, Dona Iracema é conhecida de todos que demonstram carinho para com ela a com a família, feito notado durante todo o seu velório que está sendo realizado na Câmara Municipal. Muitas pessoas fizeram filas para prestarem a ultima homenagem. O sepultamento está previsto para o final da tarde dessa sexta feira.
Paralelo está acontecendo outro velório, trata-se da jovem Edna Noronha,33 anos, filha mais nova do Sr. Amancio Arraes, Edna faleceu na manhã de quinta feira vitima de choque elétrico em sua propriedade próximo a vila 300. Com muita comoção o seu sepultamento também está previsto para o final da tarde.
Aos familiares fica a a nossa nota de pesar.
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
A Importância das Cooperativas Agropecuárias
Talvez uma chance que deva ser bem aproveitada pelos produtores de Piçarra |
Qualquer atividade agropecuária nada mais é do que
uma atividade econômica onde o produtor planta, cria, produz e muitas
vezes até industrializa, tendo como finalidade escoar seu produto e
obter lucros com isso. Esse é o objetivo final do produtor rural obter
lucro com a sua produção. Tendo isso em mente, todo o processo
produtivo, administrativo e comercial precisa ser bem feito e bem
planejado. Muitas vezes, um produtor não consegue atingir suas metas,
simplesmente por não ter feito um planejamento eficiente e o maior erro
ou "furo" no planejamento é não ter meios eficientes para escoar a
produção. É aí que pode entrar a atuação das cooperativas agrícolas.
Quais
são as funções das cooperativas agrícolas? No que elas podem auxiliar
os produtores rurais? Originalmente, e por vocação principal, as
cooperativas agrícolas servem para conseguir escoar, da melhor maneira
possível, a produção agropecuária. Um produtor de leite, por exemplo,
pode vender toda a sua produção para uma cooperativa de produtores de
leite, sem ter que se preocupar em correr atrás de compradores e de bons
preços para seus produtos. Os preços de compra praticados pelas
cooperativas costumam ser razoáveis e justos, pois se isso não ocorre,
os próprios cooperados vão querer saber as razões e corrigir possíveis
injustiças.
Com o produto da produção de muitos produtores
rurais, as cooperativas conseguem fazer grandes negócios, inclusive na
área de exportação. São negócios que, individualmente, os cooperados
nunca teriam condições de efetuar.
Além da parte comercial, a
maioria das cooperativas mantém uma equipe de técnicos, veterinários e
agrônomos para dar suporte aos produtores, garantindo maiores e melhores
produções, o que é interesse tanto do cooperado quanto da cooperativa.
Essa assessoria técnica é muito valiosa, principalmente, para quem está
iniciando a sua produção. Se um proprietário rural pretende iniciar uma
plantação ou criação, deve sempre procurar a cooperativa mais próxima,
filiar-se e começar a usufruir das facilidades que esta lhe oferecer. As
cooperativas também prestam serviços para o produtor, como o
beneficiamento de café, pasteurização de leite, embalagem de produtos,
etc.
Muitas vezes, os benefícios são indiretos, como acabar se
relacionando com outros produtores e conseguir informações vitais para o
empreendimento. É um lugar de referência, utilizado para contratação de
mão de obra, fonte de informações e auxílio técnico, comercialização da
produção e, ainda, onde se compra materiais e produtos agropecuários,
pois a maioria das cooperativas dispõe de uma ou mais lojas para atender
não só os cooperados mas como toda a comunidade local.
Existem
cerca de 1000 cooperativas espalhadas por todo o país. Muitas delas, são
cooperativas especializadas em um determinado tipo de produto. Por
exemplo, cooperativa de produtores de cana ou de criadores de gado ou de
produtores de café, etc. Se na mesma região, o produtor rural puder
optar entre duas ou mais cooperativas, este deve verificar quais são as
vantagens que cada uma oferece e se decidir pela melhor. Muitas vezes, é
interessante fazer parte de mais de uma cooperativa, pois as vantagens
podem ser complementares e, em certos casos, uma cooperativa pode estar
praticando preços mas vantajosos. É apenas uma questão de analisar o que
cada uma oferece.
Fonte:autor: Redação RuralNews
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Presidente da Emater visita obras e celebra convênios no sul do Pará
Uma comitiva liderada pela presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Cleide Amorim, segue em visita a pelo menos 12 municípios do sul e sudeste do Estado, para agendas de trabalho com as equipes técnicas locais e também para o acompanhamento de obras de revitalização e construção dos escritórios da empresa nas regiões. Só na região sudeste, quatro escritórios estão em fase de acabamento de obras.
Em Canaã dos Carajás, o escritório em funcionamento desde 1994, será revitalizado. O espaço que receberá reparos desde a parte alta, já foi ampliado, mas a estrutura foi preservada. No município de Sapucaia, a equipe técnica trabalhará com a construção de um novo prédio. Em Xinguara a Emater finaliza a obra do escritório local que recebeu também auditório, móveis novos e climatização. A obra está prevista para ser entregue já no próximo mês de março e os investimentos chegam a R$ 190 mil. Nas regiões do sul e sudoeste do Pará, a pecuária leiteira e de corte são as maiores fonte de economia, o trabalho da Emater fortalece as atividades, mas trabalha com a diversificação da produção. Em Xinguara, por exemplo, a piscicultura é uma das atividades que está sendo implantada no município.
Segundo, Erico Birch,
presidente da Associação dos Piscicultores e Aqüicultores de Xinguara, o
incentivo que vem sendo dado para a pesca no município vai oportunizar
mudança na qualidade de vida das famílias. “ Aqui nós já temos grandes
mudanças no que diz respeito a recuperação de áreas degradadas que antes
eram usadas para a criação de gado”, disse Birch. No município a Emater
já realizou um diagnóstico georreferenciado da atividade. A prefeitura
municipal é parceira conforme convenio de cooperação técnica celebrado.
Em Água Azul do Norte, onde o escritório local também está em obras, à
presidente da Emater foi recebida por uma comitiva formada por
agricultores e pela equipe técnica da prefeitura municipal, com quem foi
celebrado um convenio de cooperação técnica que vai ajudar na expansão
do trabalho em campo. “Estamos aqui para trabalhar juntos. Temos
consciência que o trabalho da Emater tem grande importância no
desenvolvimento do município”, disse Antonio Leite, vice prefeito de
Água Azul do Norte. Só no ano de 2013, por meio de projetos técnicos
elaborados pela Emater foram liberados para o município quase quatro
milhões de reais, principalmente no que diz respeito à pecuária
leiteira.
Texto: Iolanda Lopes
Ascom / EMATER
domingo, 16 de fevereiro de 2014
SOBRE A ATUAÇÃO DO DETRAN EM PIÇARRA
Na manhã deste sábado, 15/02/14, Piçarra foi sacudida por uma equipe do DETRAN estadual que em poucas horas na cidade fez da vida dos motoristas um verdadeiro inverno. Na ação impetrada pelos funcionários do órgão, que pareciam mais policiais do que agentes de trânsito, eles aplicaram multas e prenderam veículos. Como chegaram rápido, muitos estavam desprevenidos e foram surpreendidos pela ação intolerante. Considera aqui intolerante pelos seguintes termos: 1º - Muitos dos que foram atuados são habilitados e não portavam os documentos na hora devido terem deixados em casa, deveriam serem orientados ou terem tidos a chance de ir em casa pegar o documento faltante; 2º - A não utilização do cinto, causa de algumas multas, é correta, porém Piçarra não tem sinal, tem vários quebra molas e o índice da acidente é praticamente zero, não se pode comparar com outra cidade grande; 3º: Qual a moral de um órgão exigir tanta legalidade em um município que é um dos mais penalizados pela arrecadação do IPVA, aja visto a estrada que liga a São Geraldo que nem reforma tem. Moral da historia, aqui é como se o DETRAN não existisse, apenas para atormentar. Não defendo que ninguém ande sem documentos ou sem cinto, mais defendo que a ações deveria ter sido mais de prevenção e orientação aos condutores, com palestras em locais fechados e campanhas educativas na rua e com a participação da população e autoridades locais. Acredito que teria mais efeito e as pessoas compreenderia sobre segurança no transito e a importância da legalidade do documento. Policiar é correto, quando necessário, mais policiar sem orientar é desfazer dos inóculos que muitas das vezes têm o seu direito usurpado.
MAIS CRÉDITOS PARA OS PRODUTORES DE PIÇARRA
Neste sábado o Banco da Amazônia, desta vez através da Agencia de Xambioá-TO, fizeram mais um dia de vistorias em propriedades rurais de Piçarra, com o intuito de analisar os projetos internalizados pela EMATER/PA, pelos escritorio local de Piçarra. Ao todo, segundo o técnico local Flávio Vidal, serão liberados mais de R$ 200.000,00 reais para esses produtores. Ainda está previsto para o inicio da semana a conclusão das vistorias em mais 4 propriedades Rurais.
CARNAVAL EM PIÇARRA
Está confirmado para os dias 28/02, 01, 02 e 03/03 O Carnaval da alegria em Piçarra. O evento, que será organizado pela Prefeitura Municipal terá como principal atração a banda Axécleteiro da Bahia que se apresenta logo no dia 28/02. Com grande divulgação, a festa será um dos grandes eventos da cidade neste inicio de ano.
Assinar:
Postagens (Atom)