segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Conab promove diálogo com extrativistas e órgãos públicos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoveu uma mesa diálogo dia 17 (quarta)  com lideranças extrativistas de andiroba, borracha extrativa, açaí e babaçu do Pará com  a colaboração de outros órgãos dos governos federal e estadual visando à execução de políticas e ações de inclusão socioprodutiva na região sudeste do Pará. Também em pauta a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), como uma das principais políticas de apoio à comercialização da produção familiar.
Vale ressaltar que este diálogo foi resultado de negociação na última Marcha das Margaridas, o  Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu dos Estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará (MIQCB).
Uma dos órgãos que participou do evento é a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) através do Regional Marabá  tem trabalho com o Grupo de Trabalhadoras Agro Extrativistas (GTAE) no Assentamento Praia Alta Piranheira - Nova Ipixuna, organização  ligada ao Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), apoiando a comercialização dos produtos do grupo de mulheres no Frutal e Agrifal.  Com o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) tem dado assistência aos grupos nos municípios de São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia e Palestina do Pará. Inclusive na elaboração de projetos para captação de recursos financeiros.  Também em Parauapebas atende uma cooperativa de extrativistas que fazem coleta de jaborandi na Floresta Nacional de Carajás (Flona).
 O evento contou com a presença do diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia, João Marcelo Intini. Esta ação é desenvolvida em parceria com o MDA e MMA e integra o Painel de Desafios para a Implementação da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Os extrativistas recebem um bônus na venda desde que o negócio tenha sido realizado por um preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.  
As organizações presentes estabeleceram um Plano de Ação onde definiram possíveis contribuições institucionais. A Emater se comprometeu com emissão da Declaração de Aptidão ao PRONAF (PRONAF) e capacitação/informações aos agricultores familiares em vista do acesso a desta política pública.

A Conab local tem um novo representante e sua estrutura física localizada a margem da BR 222 km 6 – Bairro Nova Marabá – Marabá poderá passar por reforma. A conjuntura cria a expectativa do entreposto ou feira da agricultura familiar planejada pela Prefeitura e que uma necessidade para à cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.