sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Prefeitura Municipal, SEBRE e Emater trabalham no “Balde Cheio de Leite” em Piçarra





Participante do projeto "Balde Cheio de Leite" a Prefeitura Municipal de Piçarra, através da Secretaria de Agricultura, o SEBRE e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), através do escritório local de Piçarra, no sudeste do estado, dá acompanhamento e orientações técnicas ao produtor, para que ele não só aumente a sua produção leiteira, como obtenha mais qualidade, utilizando menor espaço.
Para agregar mais conhecimentos teóricos e práticos, ao produtor leiteiro foi dada através de parceiros (Sebrae e Prefeitura) a oportunidade de participar de uma ação prática: “minicurso sobre instalação de cerca elétrica na área de pastejo rotacionado”, ministrada pelo consultor agropecuário Uesslley Marinho de Souza, na última terça-feira de janeiro (26), na Vila “Lote 7” no Projeto de Assentamento Vale Formoso, na fazenda do senhor Hélio Montel.
O evento foi avaliado positivamente pelo engenheiro agrônomo Antonio Barros Neto, chefe do escritório local da Emater, que considerou a aprendizagem sobre montagem de piquetes “como uma das melhores que tive,bem como foi para o produtor”. Destacou dentre os ensinamentos recebidos: “a proteção simples, a baixo custo, para o eletrificado do sistema de pastejo rotacionado com uso de estacas de vergalhão, substituindo as de madeiras, que custa cinco vezes menos”.
Neto informa que a Emater executa na região a Chamada Pública MDA 07/13, Lote 4, que atende 500 famílias em dez municípios. Em Piçarra são assistidas 40 famílias, das quais 8 participam do Projeto "Balde Cheio de Leite"; e em duas delas serão implantadas unidades de referências.
Dentre as atividades realizadas pela “chamada do leite” o técnico em agropecuária da Emater, Francisco Flavio Vidal, lembra que já foram realizadas: “reunião para planejamento, visitas às famílias e diagnósticos”. Atualmente estão em fase de planejamento de oficinas temáticas e elaboração do projeto produtivo. Vidal destaca que “eles irão auxiliar o produtor a melhorar seu sistema produtivo e aumentar a qualidade e quantidade da produção, agregando valor e aumentando a renda rural”.
 
Uesslley Marinho de Souza - Consultor
Texto: Edna Moura (Ascom/Emater). Fotos: Ronaldo Rocha - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.