quinta-feira, 29 de setembro de 2016

SEMAS E EMATER PROMOVEM CAPACITAÇÃO TÉCNICA DO SICAR/ PA

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)  e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Pará (Emater – Pará) promoveram um curso de capacitação técnica sobre o Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural (Sicar), em especial sobre a inscrição na nova plataforma e retificação no sistema anterior do CAR, tendo como base a Portaria da SEMAS nº 654 de 07 de abril de 2016. O treinamento foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 2016, no auditório do CREA em Marabá.
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro eletrônico (obrigatório) das informações ambientais dos imóveis rurais. Que tem por objetivos promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando ao planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental. Principais vantagens ou benefícios do CAR: potencial instrumento para planejamento do imóvel rural; acesso ao Programa Regularização Ambiental (PRA), comercialização de cotas de Reserva Ambiental (CRA), e acesso ao crédito rural (agrícola). 
A capacitação foi coordenada por uma equipe multidisciplinar composta pelos: engenheiros agrônomos Luiz Cardoso e Cristiano Rocha, o engenheiro florestal Ivan Ribeiro, o geógrafo Daniel Lamela e o analista de sistema Igor Silvestre. Técnicos da Gerência de Planejamento Ambiental Rural, da Coordenação de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental e Diretoria de Geotecnologia da Semas. 
Os técnicos da Emater participantes são: Rudinei Magalhães - São Domingos do Araguaia, Fernando Araújo – Bom Jesus do Tocantins, Rony Torquato – Itupiranga, Claudinízio Mota e Everton Canuto – Parauapebas, José Ribeiro – Breu Branco, Francisco Camilo Rodon do Pará, Dion Estorque – Tucuruí, William Guimarães, Donner Matos e Weberson Rocha – Marabá, Claudean Marinho – Nova Ipixuna.  A referida capacitação será multiplicada e socializada no âmbito de Cada Escritório Local da EMATER. Também participou o Denis Santana do Serviço de Meio Ambiente do INCRA. Foram convidados pela SEMAS entidades conveniadas: Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais (STTR), Sindicato dos/as Trabalhadores/as na Agricultura Familiar (SINTRAF)  e  Sindicatos de Produtores Rurais (SPR) da Região. 
O engenheiro agrônomo da SEMAS Cristiano Rocha explicou “a metodologia é a troca de experiências, os técnicos apresentam as dificuldades e situações concretas vivenciadas na elaboração do CAR e a equipe da SEMAS dirimi as dúvidas e encontra as soluções de forma coletiva”. O curso focou sobre os procedimentos para a transição do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM) para o Sistema Oficial de Cadastro Ambiental (SICAR/PA), que se dará em três etapas: primeira módulo cadastro para novos cadastramentos (http://car.semas.pa.gov.br ); segunda migração e integração   SIMLAM e SICAR/PA; e terceira funcionamento online do SICAR/PA com disponibilização pública das informações.Foi distribuído um kit (pasta) contendo uma Cartilha com orientações básicas sobre o CAR – com informações sobre o que é este registro, objetivos, as dúvidas mais frequentes, como fazer (passo-a-passo), vantagens, sobre Programa de Regularização Ambiental (PRA). É uma publicação de 20 (vinte) páginas do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) ambos os órgãos vinculados ao Ministério de Meio Ambiente (MMA). Para mais informações acesse www.car.gov.br. Também um CD contendo atividade prática sobre as áreas: consolidada, imóvel, drenagem e vegetação e cópia da portaria nº 654.Para o engenheiro florestal William Guimarães da EMATER – Escritório Local de Marabá “é importante esta capacitação, oportuna para atualização em vista de compreender esta transição do SIMLAM para o SICAR-PA”.O Supervisor Regional da EMATER em Marabá Francisco da Silva Ferreira que participou da abertura declarou “ser um momento oportuno para atualização dos técnicos da empresa em relação ao CAR”.
Ascom/Emater

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.