segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A MISSA NA PEDRA EM APOIO A CRIAÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO SUSTENTÁVEL

A Celebração na Pedra Encantada



"Apareceu um grande sinal no Céu: Uma Mulher revestida de Sol" (Apc 12, 1)

Diante das lendas históricas contadas pelos moradores das comunidades do Vieira e Jatobá - Porteiras, vindas dos índios Kariris, que um carneiro de ouro  costumava passear nas madrugadas entre a pedra e o pontal da serra do Araripe, despertando nas pessoas a curiosidade de aprofundar um pouco mais sobre as histórias narradas pelo povo daquele lugar. De longe já se ver a pedra emoldurada numa arquitetura natural encantadora, cercada por uma vegetação exuberante. Beleza de lugar que atrai os olhares à distância. 
Está em discussão um projeto de lei municipal de preservação ambiental da área da pedra que visa a criação de uma Unidade de Conservação Ambiental. O espaço geográfico é considerado pelo Instituto do GEOPARK Cariri como de grande relevância e já está mapeado como geossítio para futura integração ao GEOPARK, dependendo, também, do esforço maior das autoridades locais. Fazem parte do GEOPARK os muncípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Farias Brito. Jardim e Porteiras tem áreas consideradas geossítios que podem no futuro se integrar ao Instituto. O Pe. Vileci Basílio Vidal (filho do lugar) - Coordenador diocesano da CPT - incentiva e apoia este projeto, como também fez o resgate da história.

No dia 18 de dezembro de 2011, o padre celebrou uma missa com a participação de 150 pessoas que mediante o calor humano, na brisa que passa, na linda paisagem que mais parece uma aquarela ecológica, deu a bênção do santuário ecológico e entronizou a imagem de Nossa Senhora da Conceição. O padre Vileci enfatizou na sua homilia o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: Fraternidade e a Vida no Planeta e disse que "esta celebração é o início das romarias ecológicas que deve acontecer sempre no domingo após a festa de Nossa Senhora da Conceição" (08 de dezembro). Logo após a celebração da missa houve a benção da imagem e o compromisso da comunidade de fixar os olhos sobre o sinal da Mulher com o mesmo ardor ao sim da resposta de Maria a Deus, o Rei e Senhor do universo que se deixou encantar pela sua beleza (Sl 44,12). 
Está aberto na região do cariri mais um espaço para que todos possam visitar, fazer via sacras, romarias em devoção a excelsa padroeira e apreciar a beleza do lugar. O santuário ecológico trata-se de um lugar místico de intensa afirmação da cultura religiosa e ecológica. Esta agora é mais uma missão em preparação ao Centenário da Diocese de Crato.
  "Não são os grandes planos que dão certo, mas os pequenos detalhes" (Pe. Cícero Romão Batista)

Abaixo uma visão geral da participação da comunidade na missa em apoio a criação da Unidade de Conservação como também a presença do Prefeito Municipal em apoio ao Projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.