quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Apoiados pela Emater produtores de hortaliças e frutas orgânicas visam expansão da produção no Tauá



A Associação de Produtores e Produtoras Rurais da Comunidade de Campo Limpo (Aprocamp), de Santo Antonio do Tauá, no nordeste paraense, é uma associação que trabalha com hortaliças e frutas orgânicas certificadas pelo Instituto de Biodinâmica (IBD), uma empresa que desenvolve atividades de inspeção e certificação agropecuária, de processamento e de produtos extrativistas, orgânicos, e biodinâmicos do mercado justo (Fair Trade). A Aprocamp é uma das organizações sociais assistidas no município pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará).
Na primeira semana de outubro a Emater organizou um curso de irrigação ministrado pelo Senar, e no final do curso produtores participantes associados à Aprocamp, ao obterem a informação da realização da SuperNorte, uma convenção supermercadista que tem na sua programação uma Feira, com exposições e outras atividades para o aprimoramento do setor na região Norte , manifestaram a proposta de inserir-se na SuperNorte.
A partir da inserção da Aprocamp na SuperNorte foram tomadas providências para confecções de embalagens adequadas dos produtos para apresentação na SuperNorte, que ajudaram a atraír muitos interessados em fechamentos de negócios com a Associação, inclusive uma rede de supermercados de Belém.
Na próxima segunda-feira (17) o Banco do Brasil fará uma visita à comunidade de Campo Limpo, com apoio técnico e operacional da Emater, para avaliarem a viabilidade de aumentar a produção desenvolvida pelas 12 famílias de pequenos produtores que trabalham na Aprocamp. Juntas as famílias produzem cerca de 36 mil maços de hortaliças por semana, ou seja, cerca de 3 mil maços semanais de hortaliças por família.
Os agricultores familiares do município já possuem certa tradição de produção mais integradora que se vale da produção de biofertilizantes utilizada pela Emater local que desenvolve um projeto que inicialmente selecionou 18 comunidades olericultoras e fruticultoras, divididas em 5 polos, com 5 Unidades Demonstrativas. Desde então a Emater difunde a prática junto a olericultores e fruticultores locais, através de trabalho interdisciplinar.
O técnico em agropecuária Ailson dos Santos Cardoso coordena a ação local. Ele falou que o projeto contempla várias metodologias com acompanhamento permanente. Informa também que alguns produtores já são certificados por produzirem orgânicos, e os que ainda não o fazem podem aderir a qualquer tempo. Segundo ele, a adesão aos tratos naturais têm alcançado resultados positivos, entre eles; a queda na invasão de pragas, diminuição de perdas, e aumento da produção e produtividade, bem relevantes para a comercialização dos produtos em Belém (cuja demanda exige cada vez mais produtos certificados organicamente).
Fonte: Portal Emater

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.