sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

DEPUTADOS FALTOSOS

Campeão de votos no Pará em outubro, o deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) fecha o atual mandato com outro título: o de parlamentar que acumulou mais faltas sem justificativas durante toda a legislatura. Radialista e cantor de carimbó, ritmo popular paraense, Wladimir faltou a quase um terço dos 422 dias em que a Câmara realizou sessões destinadas a votação nos últimos quatro anos.

Das 130 faltas do peemedebista, 106 (81% delas) ficaram sem qualquer justificativa. É como se o deputado tivesse deixado de justificar um ano de ausências em plenário. Wlad, como é mais conhecido no Pará, foi reeleito há três meses para o terceiro mandato consecutivo com 236.514 votos, a maior votação obtida pelos 17 deputados da bancada do Pará. 

Wlad puxa a lista dos dez deputados que mais deixaram faltas sem justificar na Câmara, de acordo com levantamento feito pelo Congresso em Foco com base em informações oficiais da Câmara. Assim como o paraense, outros seis da relação dos que menos justificaram também saíram vitoriosos nas urnas para os cargos que disputavam. 

Outro deputado Paraense que mais resgistrou faltas sem justificativas foi Jader Barbalho, que renunciou ao mandato em dezembro passado. Já o Deputado Paraense que mais registrou presença foi Beto  Far(PT) com 95,6% de presença nas sessões, segundo fonte do site.

Além dos peemedebista, outros três deputados campeões de ausências injustificadas foram reeleitos para novo mandato: Dalva Figueiredo (PT-AP), Ratinho Júnior (PSC-PR) e Reginaldo Lopes (PT-MG). Clóvis Fecury (DEM-MA) é o primeiro suplente do senador eleito João Alberto (PMDB-MA), Francisco Rodrigues (DEM-RR) já assumiu o cargo de vice-governador de seu estado, e Olavo Calheiros (PMDB-AL), irmão do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), trocou a Câmara pela Assembleia Legislativa de Alagoas. Dois não conseguiram se reeleger – Odílio Balbinotti (PMDB-PR) e Suely (PR-RJ) – e Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) perdeu a eleição para vice-governador.

Juntos, os dez parlamentares não justificaram 652 ausências das 1.051 acumuladas por eles entre fevereiro de 2007 e dezembro de 2010. Ou seja, mais de 60% de suas faltas não foram por problemas médicos ou compromissos políticos, motivos esses possíveis de requerer licença. O Congresso em Foco procurou esses parlamentares para ouvir as explicações deles sobre suas ausências, mas nenhum retornou o contato feito pela reportagem.

Desconto no salário

A Câmara diz que parlamentar que falta a sessão deliberativa sem justificar tem desconto em parte do salário. A Secretaria Geral da Mesa da Câmara assegura que esses descontos são efetuados na folha de pagamento dos deputados. Por isso, a maioria justifica suas ausências. Nenhum dos dez deputados acima citados consta da lista dos dez parlamentares que mais faltaram na legislatura que se encerra.

Como mostrou o Congresso em Foco, a lista dos que mais acumularam faltas entre 2007 e 2010 é encabeçada pelos deputados Nice Lobão (DEM-MA), Jader Barbalho (PMDB-PA), Vadão Gomes (PP-SP), Ciro Gomes (PSB-CE) e Marina Magessi (PPS-RJ). Completam a relação os deputados Marcos Antonio (PRB-PE), Miguel Martini (PHS-MG), Fernando de Fabinho (DEM-BA), Silas Câmara (PSC-AM) e Alexandre Silveira (PPS-MG). Esses dez deputados justificaram 92% das 1.862 ausências por eles acumuladas nos últimos quatro anos. Só 149 de suas faltas ficaram sem justificativa.

Fonte: Congresso em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.