quinta-feira, 18 de abril de 2013

EMATER fecha parceria com nove Prefeituras do sul do estado

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está firmando parcerias com nove prefeituras da região por meio do escritório regional de Conceição do Araguaia. O último convênio será fechado ainda esta semana, entre a diretoria executiva da Emater e a Prefeitura de Bannach. Os acordos, que buscam o fortalecimento institucional da Empresa por meio da gestão compartilhada, focam na execução de projetos destinados à implementação e desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao meio rural, por meio de uma atuação conjunta com as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e de Assistência Social desses municípios.
Segundo a pedagoga Elizamar Pupio, supervisora adjunta do Regional de Conceição do Araguaia, a assistência técnica e extensão rural esse trabalho será feito junto aos agricultores familiares, assentados por programa de reforma agrária, extrativistas, ribeirinhos, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, e outros públicos dos programas mantidos pelo Governo do Estado e pelos municípios. “Até o momento as prefeituras de Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Xinguara, Sapucaia, Ourilândia do Norte, Santa Maria das Barreiras, Redenção e Cumaru do Norte já firmaram parceria, restando apenas selar o convênio com a Prefeitura de Bannach”, relatou a técnica da Emater.
Em Cumaru do Norte, por exemplo, as ações em parceria serão focadas no desenvolvimento da horticultura, o chamado Cinturão Verde, cuja produção será destinada à realização de uma feira para comercialização de produtos hortigranjeiros, o abastecimento do comércio local e à merenda escolar. Já no município de Conceição do Araguaia, além do Cinturão Verde, os técnicos vão atuar na revitalização de um viveiro para a recuperação de nascentes em Área Preservação Permanente (APPs).
Por Kenny Teixeira – Emater

3 comentários:

  1. EFEITOS COLATERAIS, por J. R. Guzzo

    O governo brasileiro viciou-se em confundir estatísticas com realidades. Está escrito em algum papel oficial? Então é verdade. Como fomos todos informados pela presidente Dilma Rousseff, não há mais miseráveis no Brasil desde o dia 31 de março, quando foi riscado do cadastro federal o nome do último cidadão brasileiro com renda inferior a 70 reais por mês. A partir daí, quem ganha 71 mensais deixou de ser miserável, pois para a ciência estatística a miséria acaba naqueles 70 reaizinhos — ou cerca de 1,25 dólar por dia, pela média dos critérios internacionais. Daí para a frente o sujeito é promovido a pobre e deixa de incomodar tanto.

    “O cadastro foi zerado”, anunciou Dilma. Conclusão: como não existem mais nomes no cadastro, não existem mais miseráveis no Brasil. Ah, sim, ainda há um probleminha com gente que ganha menos de 70 reais por mês e que não estava inscrita na lista oficial; é mera questão de tempo até o governo encontrar todo mundo, dar um dinheirinho a mais para eles e acabar não apenas com a “miséria cadastrada”, como falam os técnicos do Palácio do Planalto, mas com o problema inteiro.

    ResponderExcluir
  2. Nada disso faz nexo no mundo do bom-senso, mas o governo tomou-se dependente de um outro vício — massagear números aqui e ali e fazer uso deles para tratar como retardado mental todo brasileiro que foi à escola, prestou um pouco de atenção às aulas e acabou aprendendo alguma coisa. O problema de meter-se por essa trilha é que, com frequência, os especialistas em fazer mágicas aritméticas têm de experimentar o próprio veneno. Acaba de acontecer, mais uma vez, com as últimas cifras da ONU sobre o índice de Desenvolvimento Humano em 187 países — uma medida que informa o nível de bem-estar da população, e não da “economia”. em termos de vida saudável, acesso ao conhecimento e padrão de vida decente, traduzido em dinheiro no bolso do povo.

    O Brasil pegou o 85° lugar em 2013, dezesseis postos abaixo do Cazaquistão e outras potências do mesmo quilate. Não é um desastre. É apenas aquilo que realmente somos — a mediocridade em estado puro. Só na América Latina, ficamos atrás de Argentina, Chile, Uruguai. Cuba, Panamá. México, Venezuela e Peru, com a Colômbia prometendo passar à frente já no próximo levantamento. Sobra o quê, aqui em volta? Só os casos de subdesenvolvimento que já estão num leito de UTI.

    A coisa não para aí. Já que o negócio é ficar refogando números, como a presidente Dilma tanto gosta, por que não servir a salada inteira? Em 1980, mais de vinte anos antes de o ex-presidente Lula decidir que o Brasil tinha sido inventado por ele, o IDH brasileiro era de 522, numa escala que começa no zero e chega ao máximo de 1000; subiu sem parar nesse tempo todo, chegando a quase 700, ou perto de 35% a mais, no Ano I da Nova História do Brasil — 2003 —, quando Lula começou sua primeira Presidência.

    ResponderExcluir
  3. Nestes dez anos de Lula, Dilma e PT, o índice foi para os 730 onde está hoje. Mais: durante os dois anos do governo Dilma, o IDH brasileiro ficou perto do nível de pressão zero por zero. com crescimento praticamente nulo. O que toda essa tabuada está dizendo, no mundo das coisas reais, é o contrário do que diz o mundo da propaganda oficial: com a sexta ou sétima maior economia do mundo em volume, o Brasil simplesmente não consegue repassar o bem-estar dessa grandeza, nem de longe, para os brasileiros que a constroem.

    O governo, assim que recebeu os últimos números, entrou no seu modo habitual de indignação automática: a ONU está errada, as cifras são injustas etc. Quer que a população acredite na demência segundo a qual um cidadão que ganha 71 reais por mês não é mais miserável; ao mesmo tempo, não quer que acredite nos números da ONU. Mais que tudo. ignora o fato de que “a revolução na renda” registrada nos governos petistas. e patenteada como invenção pessoal e exclusiva de Lula, é uma mentira: o mundo inteiro, mesmo nos casos mais desesperados da África, viveu uma rápida e inédita redução da pobreza durante os dez anos de governo lulista.

    De 2000 para cá, 70 milhões de pessoas saem da miséria a cada ano pelo mundo afora. Em apenas seis anos, de 2005 a 2011, a pobreza mundial foi reduzida em meio bilhão de seres humanos. Desde 2003, os países pobres vêm aumentando em 5% ao ano, em média, a sua renda per capita. De onde Lula e Dilma foram tirar a lenda segundo a qual fizeram o que ninguém jamais havia feito? Vá com calma ao mexer em estatísticas, presidente. É um produto que pode ter efeitos colaterais indesejáveis.

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/feira-livre/efeitos-colaterais-por-j-r-guzzo/#.UXM3FHS_d4c.facebook

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.