segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Emater expõe produtos e serviços no estande da agricultura familiar na Fita

O Hangar reúne uma diversidade de exposições de produtos e serviços com interfaces em arranjos produtivos e produções associadas às rotas turísticas mostradas ao grande público visitante da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), uma iniciativa e promoção do Governo do Pará, por meio da Setur, com realização da Faciapa, no período de 21 e 24 deste. Impressos com enfoques produtivos, entre outros, são apresentados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), que participa com uma equipe de extensionistas rurais, e dezenas de agricultores familiares mobilizados para o evento, no estande da agricultura familiar.
Há uma exposição sobre cultivo de hortas em pequenos espaços, onde o visitante obtém informações sobre o relógio biológico ou relógio do corpo humano, que reúne plantas medicinais e de banhos, tradicionalmente utilizadas por famílias de comunidades rurais, com vasta aplicação na medicina preventiva, e agregadora de conhecimentos das propriedades das plantas advinda da sabedoria popular. Para o extensionista Júlio Albuquerque, lotado no esloc de Inhangapi, a ideia não só resgata e valoriza o conhecimento sobre plantas, “como promove e orienta o cultivo, e qualifica iniciativas iguais como geradoras de rendas".
Na compostagem orgânica, o engenheiro agrônomo, Ricardo Dohara, explica sobre a importância e os procedimentos necessários à implantação do processo natural de transformação da matéria orgânica em compostos, que podem ser utilizados como nutrientes pelas plantas. “A ideia é demonstrar que podemos cuidar mais e melhor da natureza. E muitos demonstram interesse na coleta seletiva, da qual 50 a 70% é de resíduo orgânico, que pode ser reaproveitado, e transformado através da compostagem, em adubo orgânico. A maioria manifesta o desejo de produzir seu próprio adubo orgânico”, disse ele, que continuou tirando as dúvidas dos interlocutores que o abordavam.
Leonardo Marques, 34 anos, com formação em Marketing, é possuidor de um terreno no Murini, e falou que tem “muita vontade de morar lá”. Ele buscou informações sobre cultivo em pequenos espaço e sobre compostagem. “Tô pegando todas as dicas, sobre aquisição de mudas, orientação sobre cultivo, processo de compostagem, tudo num só lugar”, disse animado.
Outra atração é a miniatura de forno mecânico de torração de farinha, totalmente em inox. “É uma alternativa frente às exigências de fabricação atuais, e que tende a substituir o ferro e o cobre, sem perder a qualidade da farinha”, disse Sinval Paiva, responsável pela programação emateriana no estande. “Essa miniatura faz referência a uma linha completa de processamento de fabricação de farinha, e que já tem um projeto submetido na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), para financiamento da linha completa”, informou Paiva.

Fonte: Portal Emater

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.