sexta-feira, 3 de maio de 2013

Partido de Marina conquista mais da metade do apoio necessário para registro

A mobilização pela criação do partido da ex-senadora Marina Silva, a Rede Sustentabilidade, já coletou 263.515 assinaturas das cerca de 500 mil necessárias para a oficialização da sigla, de acordo com balanço final do mês de abril.
O número é maior que a estimativa anunciada pela ex-senadora na última terça-feira (30), mas continua aquém da meta da Rede, que era a de atingir 300 mil assinaturas até o final do mês passado.
Membro da Executiva provisória, o deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP) diz que o grupo estabaleceu a meta sabendo que ela era "ousada".
Para sair do papel a tempo de Marina concorrer à Presidência em 2014, dirigentes da Rede estabeleceram o dia 15 de junho como prazo para atingir o total de assinaturas coletadas.
Nem todas as 263 mil assinaturas, no entanto, devem ser validadas na Justiça Eleitoral --segundo a própria direção da Rede, outros partidos em formação tiveram cerca de 30% das assinaturas invalidadas no processo de registro, por problemas como títulos de eleitor cancelados ou assinaturas que não conferiam com o regristro do tribunal.
Fora do cronograma, a Rede passou a pedir ajuda a dirigentes de siglas simpáticas à candidatura de Marina para a coleta de apoio.

Luiz Roberto Lima - 17.mar.2013/Futura Press/Folhapress
Ex-senadora Marina Silva cumprimenta eleitores na praia de Copacabana, onde foi coletar assinaturas para novo partido
Ex-senadora Marina Silva cumprimenta eleitores na praia de Copacabana, onde foi coletar assinaturas para novo partido
Feldman afirma que deputados de pelo menos três partidos simpáticos à causa de Marina já estão mobilizando suas equipes regionais.
Entre os solidários estão o PPS, que está em processo de fusão com o PMN, o PSDB e o PSB. Todos têm interesse na candidatura da ex-senadora. Consideram que sua entrada na disputa eleitoral do ano que vem favorece um segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff, que disputará a reeleição.
Em comunicado no site do movimento, a Rede comemora o fato de ter conseguido dobrar o número de assinaturas coletadas em 20 dias --a contagem anterior registrava 128 mil apoios.
"O balanço de abril revelou um resultado excelente, mas também nos trouxe muitos aprendizados. Em maio, devemos ampliar nossa presença nas universidades, com a realização de debates, e em outros pontos estratégicos", afirma Marcela Moraes, coordenadora de organização da Rede, no comunicado. 
Fonte: folha de São Pauolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.