O projeto de uma nova ponte sobre o rio
Araguaia, no trecho da BR-153 entre os municípios São Geraldo do
Araguaia, no Pará, e Xambioá, no Tocantins, começa a se tornar
realidade. A abertura das propostas do edital para elaboração dos
projetos básico e executivo e para execução das obras aconteceu nesta
quinta-feira (17), em Brasília. Os ministros Maurício Quintella
(Transportes, Portos e Aviação Civil) e Helder Barbalho (Integração
Nacional) participaram da análise das propostas.
Antiga reivindicação da população dos
dois estados, a ponte terá 1.727 metros de extensão e será construída no
trecho da BR-153 que interliga as malhas viárias do Tocantins e do
Pará. Hoje, a travessia é realizada por meio de balsas, prática que
dificulta a logística para escoamento da produção local e regional. O
fluxo diário é de aproximadamente 1.200 veículos.
“Hoje conseguimos concluir o processo de
licitação, por meio do Dnit e do Ministério dos Transportes. Nos
próximos dias assinaremos a Ordem de Serviço para a construção desta
ponte que permitirá a interligação da BR-153, do estado do Tocantins com
o estado do Pará, não mais necessitando de balsas, facilitando o
escoamento da produção e desenvolvendo a nossa região”, afirmou o
ministro Helder Barbalho.
O
empreendimento e seus acessos também vão otimizar o tempo e os custos
com transporte para veículos que trafegam com destino às regiões Sul,
Sudeste e Centro-Oeste. A iniciativa soma-se a outros projetos do
Governo Federal que buscam integrar regiões e fomentar o
desenvolvimento, como a remoção do Pedral do Lourenço, que vai viabilizar a navegação permanente na hidrovia Tocantins-Araguaia.
Além de ser um importante eixo de
ligação das regiões Norte e central do país, a BR-153 permite a
integração multimodal entre a hidrovia Tocantins-Araguaia e a ferrovia
Norte-Sul.
A nova ponte está contemplada no
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será executada pela
modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), autarquia vinculada ao
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, é o órgão executor.
A Comissão de Licitação do Dnit fará a
análise individual das nove propostas e da documentação das empresas
concorrentes. “Esta é uma grande conquista para os dois estados”,
pontuou o diretor-geral do Dnit, Valter Casimiro Silveira. O menor valor
apresentado para a execução das obras foi de R$ 130 milhões.
Fonte: Blog do Zé Dudu
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