domingo, 28 de abril de 2013

EMATER e SEMDEC realizam dia de Campo com Produtores Rurais


A Empresa de Assistência Técnica e Extenssão Rural - EMATER/PA em Parceria com a Secretaria Municipal de Produção e Desenvolvimento Ecômico de Piçarrra - SEMDEC, realizaram neste sábado no Projeto de Assentamento Ponta da Serra, zona rural de Piçarra o dia de Campo na propriedade do Sr. Osmar, agricultor familiar que trabalha com as culturas de subsistênccia como o milho, o arroz, a mandioca e o feijão.
O evento serviu para mostrar 04 propriedades de um grupo de 20 produtores que trabalham com lavoura e foram acompanhados pelos Técnicos da EMATER e da Secretaria Municipal. No inicio do evento foram visitadas as roças do Sr. Raimundo e depois do Sr. João Borges. Em cada local, o Técnico agricola Lenivaldo e o Engenheiro Agônomo Antonio Barros se revesavam explicando sobre os procedimentos adotados desde a escolha da área com os podutores, as analises de solo, gradeação do local, a aplicação correta do calcário e adubos e a escolha correta da semente a serem plantada.
Em seguida, os técnicos se reuniram com mais de 100 produtores no barracão da casa do Sr. Osmar para discutirem sobre as roças, ouvirem os depoimentos dos agricultores e definirem estratégeas para a futura comercialização dos produtos. Segundo Antonio Barros, é esperada uma alta produção de todoas as culturas, sendo que o arroz e o milho deverão alcançar produtividade acima do esperado, mais o grande foco mesmo é a alta produção da mandioca. Com uma vasta área plantada, a mandioca beneficiada como farinha, tem alcançado ótimos preços chegando a ser vendida por até R$ 250,00 a saca de 60kg.
Presente, o Prefeito Municipal Wagne Machado garantiu total apoio a agricultura familiar e lançou o desafio de Piçarra se tornar referência no palntio de mandioca, garantiu também que somará todos os esforços para trazer novas patrulhas agricolas e um trator que será exclusivo para a lavoura da mandioca. Falou sobre as duas casas de farinha que estão em construção garatindo que até o final de ano deverão estarem concluídas. Presente o Supervisor adjunto da EMATER Regional de Marabá Carlos Eduardo, garantiu mais apoio aos técnicos locais da Empresa Flávio Vidal e Antonio Barros e falou da parceria entre EMATER e Prefeitura, dos esforços e das dificuldades que a empresa enfrenta e dos resultados colhidos junto aos agricultores fmiliares. O secretário de Produção Reginaldo Negreiros reforçou que a secretaria está impulsada pelos resultados e empolgada em sua missão de ajudar os agricultores e que somará esforços para fazer um trabalho voltado para a produção e melhorar a vida dos agricultores. Flávio Vidal, reforçou os esforços das parcerias construídas a agradeceu a presença de todos relembrando a trajetoria da EMATER no municipio e as ações que a mesma tem desenvolvido, Antonio Barros agradeceu a todos e falou das técnicas de produção adotadas pelos agricultores. Os agricultores agradeceram aos técnicos e aos presentes e garatem que irão continuar com esta produção com o objetivo e aumentar a cada ano a área plantada.
Estavam presentes no dia de campo: 
Secretaria de Educação Laane Barros, Secretaria de Ação Social Katiuce Wanne, Secretario de Produção Reginlaod Negreiros, Secretario de Obras Josué, Secretario de Planejamento Edilson da Fabisa
Prefeito Wagne Machado, Vereador Edson Lopes e Mascarenhas
Técnicos Lenivaldo e Reginaldo Pereira
da EMATER: Supervisor Regional adjunto Carlos Eduardo, técnico Lusiano da Emater de Eldorado, Edilson da Emater de São Geraldo do Araguaia, Damião Santos da Emater de Abel Figueredo, Flávio Vidal e Antonio Barros da Emater Piçarra.
Sandra Aguiar representando o Sindicato dos Trbalhadores Rurais, lideranças locais, presidentes de Associaçãos, Técnicos da Amazon Rural, importante parceira no complexo Oziel Pereira e os mais importantes para que o evento ocorresse, os agricultores que certamente foram os grandes beneficiados.


Um comentário:

  1. Só parabenizar o blog pela divulgação das noticias relevantes do nosso município e parabenizar também os agricultores pela larga plantação que eles tenha sucesso nas suas lavouras.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.