quinta-feira, 5 de maio de 2011

SONHO DO ESTADO DO CARAJÁS MAIS PRÓXIMO

"Plenário aprova plebiscito sobre criação dos estados de Tapajós e Carajás

O Plenário aprovou nesta quinta-feira dois projetos de decreto legislativo que autorizam a convocação e a realização de plebiscitos sobre a divisão do Pará e a criação de dois novos estados: Tapajós e Carajás (veja ilustração acima). Os textos aprovados determinam que as consultas públicas deverão ocorrer dentro do prazo de seis meses após a publicação dos decretos autorizativos.
A primeira proposta (PDC 731/00), que trata do plebiscito para a criação do estado de Tapajós, deverá retornar ao Senado por ter sido alterada na Câmara.
Segundo o parecer, a proposta precisou ser modificada para incorporar vários municípios criados ao longo do tempo em que a proposta tramitou no Congresso. Houve ainda alterações para tornar mais claros os procedimentos a serem adotados caso o plebiscito seja aprovado pela população.
O texto aprovado determina que no prazo de dois meses, contado da proclamação do resultado do plebiscito e se este for favorável à criação do novo estado do Tapajós, a Assembleia Legislativa do Pará deverá se manifestar sobre a medida, devendo dar conhecimento da decisão ao Congresso Nacional em três dias úteis.
O estado de Tapajós, se aprovado, terá 27 municípios e corresponderá a 58% do atual território paraense, na região oeste.
Para fazer justiça, não devemos esquecer da incansável luta do Deputado Federal Giovani Queiroz (PDT) que ha anos vem discutindo na Câmara por este momento. 
Parabéns a todos nós, mesmo sabendo que é apenas o inicio e que termos uma luta grande pela frente, mais já estamos no começo. Avante..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.