terça-feira, 15 de agosto de 2017

A crise na educação em Piçarra

Questionado por várias pessoas a despeito do movimento eminente que está ocorrendo em Piçarra, me senti na responsabilidade de opinar sobre o que acho de tudo isso, muito embora saiba o tamanho do impacto que possa ter uma opinião que eu transcreva. Mais por entender que educação é coisa séria e deve ser tratada como tal, vejo uma questão simplória no ocorrido onde numa batalha desnecessária não haverá vencedor, somente perdas em três vias, os dois lados oponentes mais a sociedade em geral.
Se analisarmos ambos os lados podem ter razão, mais enquanto ficarem tentando medirem força nada se resolverá. O fato é que a nossa cidade não precisa de greve, a educação precisa continuar pois temos profissionais competentes e que atendem ao mercado acadêmico, muito embora temos sinais de regressão em vários pontos, mais que certamente podem e devem serem ajustados. Entendo eu que a greve seja legitima, pois está prevista em lei, muito embora as sanções aplicadas também sejam legais, o problema nessa queda de braço é que ninguém ganha. A ausência de diálogo é plausível e frustante, mais ele deve acontecer não para servir de fraqueza, pois o poder do diálogo é uma estratégia que os fortes usam. Usar a força até fazem as pessoas obedeceram, mais fica uma lacuna, um vazio, uma sequela que demora muito tempo para curar.
Quem se considerar que ganhou a batalha ganha sozinho?
A sociedade, muito embora escolha um lado, será beneficiado em quê?
E nós pais de alunos, cidadãos de Piçarra, ganhamos o quê com isso?
Nesse bojo de indecisões, o único sentimento que nos move é o de tristeza, pois estamos em um barco a deriva onde se falarmos por um lado somos perseguidos e se falarmos por outros somos mal interpretados e essa onde regressiva que tem inundado o país estamos sentido agora pertinho da gente. É preciso entender os dois lados, pois ambos colocam como pano de fundo a questão financeira na qual somos sabedores da sua existência. Mais se da fato for mesmo esse a luta travada então os dois lados estão certos, por tanto só existe um caminho a enveredar, o caminho do diálogo, pois o caminho oposto não levará a nada.
Essa não é uma opinião política, é uma maneira de tentar contribuir como pai de aluno, pois aos que em tudo vêem política, saiba que esse pensamento é retrogrado e precisamos encarar a realidade e deixar a politica em segunda mão, pois ela mais atrapalha do que ajuda em situações como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.