domingo, 29 de setembro de 2013

Fim de semana em Piçarra

EMATER
A Equipe do Escitorio Local da Emater apresentou neste sabado a integra do convênio realizado entre a Empresa e o Para Rural. A assinatura se dá no sentido da EMATER faze 102 CAR na comunidade do Anajá e entre os participantes do projeto ora implantado no PA Djama Castro.

Pará Rural
Os técnicos do Pará Rural estão trabalhando no sentido de entregarem os primeiros equipamentos do projeto no Anajá neste sábado dia 05/09. O primeiro a chegar será o trator que só não será entregue se a duplagem dos pneus não ocorre em tempo hábil. A entrega deve coincidir com a cavalgada que será realizada no próximo sábado na Vila Anajá.

IGREJA
Terminou neste domingo a integração de louvor entre as igrejas evangélicas de Piçarra. Desde sexta feira ambas estão juntos em palco único com todos os pastores pregando para o publico diversificado. A not importante é que todas as noites os evangélicos compareceram em peso ao evento.

Nota Triste
Neste sábado uma jovem que vinha em alta velocidade de moto na avenida Araguaia, bem no centro de Piçarra, não percebeu o palco montado na avenida e bateu de frente com o mesmo. Mesmo sendo socorrido as pressas por populares, não resistiu e faleceu depois de dar entrada no hospital municipal.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Igrejas Evangelicas celebram em PIçarra

As igrejas evangélicas de Piçarra irão mais uma vez celebrar um grande festa durante três dias. A festa começa nesta sexta feira e se estenderá todas as noites até o próximo domingo. O palco está montado em frente ao colégio Alice Silveira Lima e esperado grande publico para a animação carismática.

Marina Silva reafirma ao TSE que Rede Sustentabilidade tem assinaturas para obter

A ex-senadora Marina Silva voltou a pedir ontem (26) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que conceda registro ao partido Rede Sustentabilidade, legenda fundada por ela. Marina esteve com ministro Marco Aurélio, do TSE, para reafirmar que o partido cumpriu todos os requisitos pedidos pela Justiça Eleitoral e tem o mínimo de assinaturas de apoiadores para obter o registro. Para participar das eleições do ano que vem, o partido tem que ser registrado até o dia 5 de outubro, um ano antes do primeiro turno.
A ex-senadora informou ao ministro que foram coletadas 910 mil assinaturas, 668 mil foram encaminhadas aos cartórios eleitorais, responsáveis por validar as assinaturas dos apoiadores. Segundo Marina, o Rede Sustentabilidade certificou cerca de 450 mil assinaturas e 95 mil que foram anuladas sem justificativa pelos cartórios eleitorais estaduais. "Viemos a esta corte para pedir Justiça. Esta conversa com ministros e ministras é no sentido de mostrar a eles a legitimidade do pleito que estamos apresentando, após processo de mobilização, coleta de assinaturas, que dentro dos prazos respondeu a todos os pedidos legais para a formação do partido", disse.
No segunda-feira (26), a ministra Laurita Vaz, do TSE, determinou a recontagem das assinaturas entregues pelo Rede Sustentabilidade. Ela atendeu pedido do vice-procurador eleitoral Eugênio Aragão. Na sexta-feira (20), em parecer enviado ao TSE, Aragão disse que a legenda da ex-senadora validou na Justiça Eleitoral apenas 102 mil assinaturas de apoiadores em todo o país.
Para obter registro, o partido precisa validar 483 mil assinaturas, o que corresponde a 0,5% dos votos registrados na última eleição para a Câmara dos Deputados. Segundo Marina Silva, os números são divergentes porque, durante o processo de validação de assinaturas de apoiadores nos tribunais regionais eleitorais, os cartórios atrasaram os procedimentos e anularam assinaturas sem justificativa.

Marabá sofre uma vedadeira dança das Cadeiras



Julgamento de Antônio da Ótica pode dar nova reviravolta e derrubar Irismar da Câmara.
O mês de setembro está sendo conturbado na Câmara Municipal de Marabá. Tudo reflexo das decisões tomadas na 23ª Zona Eleitoral, onde o juiz César Dias de França Lins tem sido célere e implacável no julgamento de algumas representações. A primeira grande mudança veio com a condenação e automática cassação do mandato do vereador Gerson Augusto dos Santos Varela, o Gerson do Badeco – acusado de uso irregular de veículo da Câmara Municipal.
Ontem, quarta-feira, 25, em entrevista coletiva por volta de meio-dia, o juiz César Lins refez o quociente eleitoral depois de ter anulado os votos de Badeco. Com isso, quem assumirá a vaga deste é Raimundo Nonato Barbosa Dourado (PMN). Mas a queda do quociente eleitoral afetou também a vereadora Irmã Nazaré (PSDB), que acabou perdendo a vaga para o suplente do PHS, Ilker Moraes Ferreira. “Até o momento, o Tribunal Regional Eleitoral não derrubou minha decisão judicial, que está valendo”, disse o magistrado.
Na mesma entrevista, o juiz César Lins avisou que uma nova reviravolta pode acontecer caso o ex-vereador Antônio Hilário, o Antônio da Ótica (PR), seja considerado culpado em um dos três processos a que ele responde na Justiça Eleitoral, um deles, mais grave e amplamente divulgado neste Jornal, é de compra de voto por meio da doação de consultas e óculos, inclusive tendo sido preso em flagrante pela Polícia Federal a poucos dias da eleição de 2012.
Com isso, poderá ocorrer uma nova queda no quociente eleitoral e uma nova baixa na Câmara. Pelos números de uma especialista consultado pelo CT, o mesmo que apontou antecipadamente que Ilker Moraes assumiria a cadeira de Irmã Nazaré, a vereadora Irismar Araújo (PR) é a primeira da lista a cair, caso ocorra outra dança de cadeiras.
Todavia, esse mesmo consultor refez os cálculos com a nova configuração da Câmara, já com Ilker Moraes no lugar de Irmã Nazaré e o resultado é que não haveria nenhuma mudança, levando-se em conta que Antônio da Ótica teve 706 votos. “Outro suplente assumiria apenas se o ex-vereador tivesse alcançado a casa dos 800 votos ou se sua coligação obtivesse 94 votos a mais”, explica o expert em matemática eleitoral que pediu reserva de seu nome por sua atuação direta com a Justiça.
Ilker e Nonato
Os suplentes Ilker Moraes e Nonato Dourado só deverão assumir o cargo de vereador na próxima semana. É que falta ainda cumprir protocolos legais, como apresentar ao Cartório Eleitoral o comprovante de quitação com o serviço militar. Depois, levam o documento para o cartório, que por sua vez vai expedir o Diploma e levá-lo para que o juiz assine. De posso desse documento, eles deverão apresentar os mesmos à Presidência da Câmara Municipal, que vai empossá-los no cargo.
Ontem à tarde, Ilker Moraes conversou com a Reportagem do CORREIO DO TOCANTINS, e disse que mesmo diante da diplomação, ainda prevê que Badeco consiga uma liminar com efeito suspensivo contra a decisão do juiz César Lins e retorne ao cargo. “É melhor a gente não se manifestar agora. Depois, caso eu permaneça, vou apresentar os projetos que tenho para favorecer a comunidade marabaense”, ressalta.
Nonato Dourado, como apresentador de televisão, tem sido um ferrenho crítico das ações da Câmara e de alguns vereadores da na atual legislatura e agora deixará de ser pedra para se tornar vidraça. 
Jornal correio do Tocantins – Marabá/PA

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Piçarra de Parabéns, vem aí a FM CARAJÁS

O municipio de Piçarra está de parabéns, pois em tempos difícil relevante a comunicação, temos a honra de receber um presente que é a nova FM CARAJÁS, que foi legalizada depois de mais de 2 anos de luta. O mais novo meio de comunicação de Piçarra é uma luta pessoal do ex-vereador e atual diretor adiministrativo Fabricio Costa, que entrou com pedido de uma rádio Comunitária junto ao ministério das comunicações. Semana passada o registro foi concedido e agora, segundo Fabricio  a rádio vai funcionar na frequência 87,9 e em breve estará no ar, ou melhor nos rádios da cidade.

TSE APROVA CRIAÇÃO DE DOIS NOVOS PARTIDOS



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nessa terça-feira (24) por maioria - quatro votos a três - a criação do partido Solidariedade, liderado pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SP), que estava no PDT.
Trata-se do 32º partido político do país. Mais cedo, o tribunal já havia aprovado a criação de outra nova legenda, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS).
Para poder concorrer às eleições do ano que vem, a criação de um partido deve ser aprovada pelo plenário do TSE até o dia 5 de outubro. Até esta data, os candidatos que pretendem se candidatar pelo partido precisam estar filiados. Ainda está pendente de julgamento pelo TSE o registro de criação do partido Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva.
A maioria do tribunal foi favorável à criação do partido Solidariedade mesmo após o Ministério Público Eleitoral apontar indícios de fraude que poderiam "comprometer" a legalidade da legenda. Entre as denúncias estão indícios de utilização do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal (Sindilegis) para fraudar assinaturas e notícias de que a assinatura de uma chefe de cartório de Várzea Paulista (SP) também foi fraudada.
O relator do processo, ministro Henrique Neves, votou para que o processo de criação do partido fosse convertido em uma investigação sobre as assinaturas de apoio ao partido. Os ministros Luciana Lóssio e Marco Aurélio Mello, que votaram na sequência, também votaram por mais investigação.
Para ser válido, um partido precisa do apoio 0,5% do total de votos dados a deputados federais na última eleição (492 mil segundo o TSE). O partido de Paulinho obteve mais de 500 mil. "As certidões [que confirmam o apoio] estão incompletas. Tem que vir com lista dos nomes", argumentou o relator.
Após três votos para que o partido não tivesse o registro aprovado, o ministro Dias Toffoli divergiu e disse que não se poderia rejeitar a criação porque, em julgamento nesta terça, o próprio TSE liberou a criação do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) mesmo com suspeitas de fraude nas assinaturas de apoio.
A ministra Laurita Vaz concordou. "Nós podemos as mudar regras do jogo que acabamos de proferir? Eu creio que não. O partido teve 503 mil assinaturas, com atendimento a nível nacional. Nós não podemos colocar em dúvida certidões dos juízos eleitorais. [...] Temos que ser coerentes com nossos julgados." Os ministros Castro Meira e a presidente do TSE, Cármen Lúcia, também foram favoráveis à criação da legenda para manter a "coerência" em relação a outros julgamentos do tribunal. Todos entenderam que, apesar de noticias sobre fraudes na obtenção das assinaturas de apoio, as assinaturas confirmadas pelos cartórios tinham número suficiente para garantir a criação da legenda. O Solidariedade, fundado em outubro do ano passado, adotará como sigla partidária SDD - o partido queria não usar abreviação, mas os ministros da Corte eleitoral disseram que isso não é permitido pelas regras do processo eleitoral. O número de representação do partido nas eleições será o "77". Ao defender a criação do partido nesta terça, a Maria Cláudia Bucchianeri afirmou no plenário do TSE que as certidões dos cartórios eleitorais confirmam a veracidade de assinaturas necessárias para a criação do partido. "As certidões, por lei, gozam da fé pública. [...] Eventuais dúvidas sobre as certidões devem ser apuradas pela via do inquérito, que é a via da apuração", disse, sugerindo que, caso o tribunal discordasse da validade dos documentos apresentados, apurasse em separado.

A mandioca em Piçarra, será uma alternativa?

A tempo que o nosso município passa por algumas dificuldades financeiras que afeta diretamente a sua economia local, principalmente tendo em vista que ela está centrada na produção do leite e do gado de corte. Esses dois produtos, quando em baixa, impactam sobre tudo na mão de obra e no comercio que sofrem com a ausência dos recursos. O preço da arroba do gado estagnou faz tempo e o que se ver é uma grande reclamação dos produtores que para sanar o custeio da fazenda estão apelando para o financiamento rural, o que não considero uma medida recomendada em alguns casos. Neste sentido, pode-se surgir novo modelo de produção como os derivados da farinha de mandioca que vem apresentando bons resultados e se consolidando como uma alternativa viável. Em Piçarra existe duas casas de farinha em implantação, no Cabral que já é um mini polo de produção e na Oziel Pereira centrada em um grande complexo de assentamentos. Além desses, tem outra grande indústria sendo implantada na Vila Novo Paraíso que pretende trabalhar exclusivamente os derivados da mandioca. Atrelado a isso, a EMATER - PA, através de seu escritorio local, em parceria com a Secretaria de Municipal de Agricultura de Piçarra, vem trabalhando conjuntamente o programa de incentivo a produção mecanizada onde neste ano, as atenções se volta quase que em sua totalidade para o plantio da cultura em questão. No momento estão sendo atendidos 54 produtores que fizeram as analises, mais a tendência é que este numero aumente. Assim, fornece a técnica como analises de solo orientação no preparo das áreas aplicação correta dos corretivos do solo e plantio. Sabe-se que não é tudo que o produtor precisa, mais dando certo, certamente teremos em breve um novo modelo de produção em nossa cidade com uma alternativa conhecida que trará lucros aos pequenos produtores.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

MP proibe dois Vereadores de Juazeiro do Norte de entrarem na Câmara

A juíza da 1ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte, Ana Raquel Colares Linard enviou na última sexta-feira (20) ofício ao presidente da Câmara Municipal, Darlan Lobo (PMDB), proibindo o acesso àquela casa e seus anexos, do ex-presidente  Antônio de Lunga (PSC). Lunga e o ex-tesoureiro Ronnas Motos (PMDB) estão afastados preventivamente das funções desde o início do mês de setembro por determinação judicial para serem investigados por compras ilegais de material de limpeza, escritório e higiene.
No documento, a juíza também impede que Antônio de Lunga mantenha contato com quatro  servidores da Casa que prestaram depoimento na Polícia durante as investigações do “Escândalo das Vassouras”.
Antônio de Lunga só poderá entrar na Câmara e seus anexos, caso seja convocado para depor na Comissão Processante para apresentar sua defesa. A determinação será válida até que a Polícia e Ministério Público concluam as investigações. A medida também atinge o vereador Ronnas Motos.

Na ONU, Dilma diz que espionagem viola direitos humanos



Em tom rígido, a presidente Dilma Rousseff levou nesta terça-feira à 68ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, as críticas do país ao governo americano, acusado de espionar inclusive as comunicações pessoais da presidente brasileira.
Na plenária, Dilma qualificou o programa de inteligência dos EUA de "uma grave violação dos direitos humanos e das liberdades civis; de invasão e captura de informações sigilosas relativas a atividades empresariais e, sobretudo, de desrespeito à soberania nacional".
Dilma afirmou que as denúncias causaram "indignação e repúdio" e que foram "ainda mais graves" no Brasil, "pois aparecemos como alvo dessa intrusão". Disse ainda que "governos e sociedades amigos, que buscam consolidar uma parceria efetivamente estratégica, como é o nosso caso, não podem permitir que ações ilegais, recorrentes, tenham curso como se fossem normais".


Timothy Clary/AFP


Em discurso na Assembleia-Geral da ONU, Dilma Rousseff defende criação de marco de internet para evitar intrusão
"Elas são inadmissíveis", completou.
Conforme a brasileira, o Brasil "fez saber ao governo norte-americano nosso protesto, exigindo explicações, desculpas e garantias de que tais procedimentos não se repetirão".
Há uma semana, a presidente cancelou a visita de Estado que faria ao colega Barack Obama em outubro que vem, em Washington, por "falta de apuração" sobre as denúncias de que a inteligência americana espionou as comunicações pessoais da brasileira, além da Petrobras.
Para ela, "imiscuir-se dessa forma na vida de outros países fere o direito internacional e afronta os princípios que devem reger as relações entre elas, sobretudo, entre nações amigas".
Dilma também foi extraordinariamente dura ao rebater frontalmente o argumento americano de que a espionagem visa combater o terrorismo e, portanto, proteger cidadãos não só dos EUA como de todo o mundo.
Para Dilma, o argumento "não se sustenta". "Jamais pode uma soberania firmar-se em detrimento de outra. Jamais pode o direito à segurança dos cidadãos de um país ser garantido mediante a violação de direitos humanos fundamentais dos cidadãos de outro país."
"O Brasil, senhor presidente [da Assembleia Geral], sabe proteger-se. Repudia, combate e não dá abrigo a grupos terroristas", disse.
O Brasil faz o discurso de abertura da reunião anual desde que o embaixador Oswaldo Aranha iniciou a tradição, em 1947.
SÍRIA
Em relação ao confronto na Síria, Dilma mencionou que o Brasil possui "na ascendência síria um componente importante de nossa nacionalidade" e voltou a se posicionar contra uma eventual intervenção militar.
Ela também criticou a disposição dos EUA e de seus aliados de agir sem apoio do Conselho de Segurança da ONU. "O abandono do multilateralismo é o prenúncio de guerras", disse.
Dilma conectou o assunto à reforma do conselho, uma das mais antigas reivindicações da diplomacia brasileira.
Ela afirmou que a "polarização" entre os membros permanentes --ou seja, com direito a veto-- do conselho provocam um "imobilismo perigoso". Ela defendeu que sejam somadas ao órgão "vozes independentes e construtivas".
"Só a ampliação do número de membros permanentes e não permanentes permitirá sanar o atual déficit de representatividade e legitimidade do conselho", disse.
PROTESTOS
No seu discurso, a presidente brasileira também mencionou a onda de protestos ocorrida em junho passado. Disse que seu governo "não as reprimiu" porque também "veio das ruas". "Para nós, todos os avanços são sempre só um começo. Nossa estratégia de desenvolvimento exige mais, tal como querem todos os brasileiros e as brasileiras."
Em relação à economia, ela afirmou que o país "está retomando o crescimento" graças a "políticas macroeconômicas" e que seu governo possui "compromisso com a estabilidade, com o controle da inflação, com a melhoria da qualidade do gasto público".

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Resultado da V Copa dos Veteranos

Ontem pela manhã foi realizada a fase semi final da V Copa de Veteranos de Piçarra com os seguintes resultados:
Professores 5 X 2 Cacau
União 4 X 2 Olimpikus

Com os resultados o time do União vai para a 5ª final seguida onde desta vez enfrentará os Professores. O maior vencedor da historia da Copa ainda continua sendo o Olimpikus que em duas participações vence as duas. Os professores em das participações vai para a final pela primeira vez com pinta de favorito.
A grande final será no domingo pela manhã onde acontecerá o jogo que decide o terceiro lugar e a finalíssima do certame.

MDA entrega motoniveladoras para municípios do Pará.

41 motoniveladoras foram doadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a municípios do Pará. Será um equipamento para cada prefeitura. A solenidade de entrega ocorreu no Auditório do Departamento de Trânsito (Detran), em Belém (PA).
Esta é a primeira entrega de motoniveladoras no Pará que, segundo o delegado do MDA no estado, Paulo Rocha Cunha, é uma máquina que vai facilitar o escoamento de produtos da agricultura familiar. “É um equipamento de ponta, de qualidade, para poder atuar na manutenção das vias e garantir que a produção da agricultura familiar possa chegar aos mercados.”
PAC 2 no Pará
O Governo Federal investiu mais de R$ 15 milhões nas 41 máquinas, que vão beneficiar quase 50 mil famílias de agricultores do estado. Até março de 2014, outros 167 equipamentos serão doados a municípios paraenses – 63 motoniveladoras e 104 caminhões-caçamba – totalizando mais de R$ 63 milhões investidos em benefício de quase 1,3 milhão de pessoas.

Relação de Municipios:

Anajás
Augusto Corrêa
Bagre
Baião
Cachoeira Do Arari
Chaves
Colares
Conceição Do Araguaia
Cumaru Do Norte
Curralinho
Curuçá
Eld
orado Dos Carajás
Gurupá
Igarapé
Açu
Inhangapi
Jacareacanga
Limoeiro Do Ajuru
Mãe Do Rio
Magalhães Barata
Maracanã
Marapanim
Melgaço
Mocajuba
Muaná
Oeiras Do Pará
Ponta De Pedras
Quatipuru
Salvaterra

Santa Bárbara Do Pará

Santa Cruz Do Arari
Santa Maria Do
Pará
Santo Antônio Do Tauá
São Caetano De Odivelas
São Francisco Do Pará
São João Da Ponta
São João De Pirabas
São Sebastião Da Boa Vista
Soure
Terra Alta
Tracuateua
Vigi