segunda-feira, 18 de novembro de 2013

EMATER IMPULSIONA CULTURA DA MANDIOCA EM SÃO GERALDO DO ARAGUAIA

Agricultores familiares de São Geraldo do Araguaia, estão recebendo orientação técnica na cultura da mandioca para diversificar a produção no município que tem como principal economia a pecuária mista. A mandiocultura está sendo introduzida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que para incentivar a atividade já elaborou 50 projetos de crédito rural. Somados, esses projetos chegam a R$ 1 milhão.
De acordo com o técnico da Emater, Edilson Pereira de Carvalho, a mandiocultura começou a ser introduzida em São Geraldo do Araguaia, no ano passado, quando foi implantada uma Unidade Demonstrativa de mandioca (variedade amazona), consorciada com milho. Na unidade, implantada na propriedade do agricultor familiar José Rodrigues, em 18 meses foram produzidas 20 toneladas do tubérculo por hectare. A média do município varia entre oito e dez toneladas. “Esse resultado foi tão bom, que por meio da iniciativa privada, será instalada, no município, uma fábrica de beneficiamento da mandioca”, diz o técnico. A previsão de funcionamento da fábrica é julho de 2014.
Para atender a demanda, a Emater está prestando assistência técnica e fazendo o acompanhamento de cem agricultores familiares. A expectativa é que no prazo de um ano o município dobre a produção de mandioca por hectare, alcançando 40 toneladas/ha. “Nossa estimativa é que com a mandiocultura cada produtor tenha um rendimento de 50 mil por ano”, afirma Edilson Pereira. Dos cem produtores atendidos pela Emater, 50 deverão ser contemplados até o final do ano, com financiamento de custeio pelo Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf) na linha Mais Alimento. Cada beneficiado terá recurso de R$ 21 mil para incentivo à cultura. (Com informações da Folha do Bico e Saga News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.