terça-feira, 25 de março de 2014

SECRETARIAS PROMOVEM II FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE CARAJÁS

No período de 20 a 22 de março de 2014, em Conceição do Araguaia – Pará, as Secretarias Municipais de Educação de Marabá, Conceição do Araguaia, Redenção, Pau D' Arco, Ourilândia, Novo Repartimento, Goianésia, Jacundá, Piçarra e Bragança promoveram o II encontro do Fórum de Educação de Carajás.
O evento iniciou no dia 20 à noite com uma avaliação sobre a situação atual do Ensino Médio, destacamos os seguintes problemas: profissionais desmotivados, necessidade de novo concurso público, infraestrutura das escolas precárias e insuficientes, pouco resultados na aprendizagem e necessidade de repensar o Sistema Modular de Ensino (SOME). Em breve terá uma oficina em Marabá para elaborar uma Proposta de Governo para o Ensino Médio.
No dia 21 o Professor Mestre em Planejamento Arnold Cavalcante do Instituto Prisma e Universidade Federal do Ceará (UFCE) desenvolveu uma palestra sobre a qualidade da educação envolvendo aspectos sobre financiamento da educação pública municipal.
O professor Sávio Figueiredo do Instituto Prima de Desenvolvimento Humano (IPDH) apresentou o projeto de Educação Infantil que utiliza como material didático uma série de ferramentas da coleção: descobrir e aprender. Vários municípios fizeram adesão e irão implantar nos seus Núcleos de Educação Infantil.
Dando continuidade ao desenvolvimento do Planejamento Estratégico de cada Secretaria, a consultora Nilma Maneschy e o Secretário de Educação Luiz Bressan apresentaram a experiência de Marabá, que utiliza a ferramenta http://www.sispen.com.br . Outras secretarias implantarão este novo jeito de planejar e obter êxito. Nilma Maneschy ainda aprofundou sobre o processo de monitoramento do Planejamento Estratégico como uma das etapas importantes para o sucesso das atividades.
No dia 22 a Professora Doutora Rose Scalabrin Diretora de Ensino Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (IFPA – Campus Rural de Marabá) apresentou uma proposta de construção de currículo numa perspectiva freireana.
O assessor parlamentar Augusto Ramos responsável pela Secretaria Executiva do Fórum reforçou a necessidade de alimentar a rede com socialização de experiências e informações, numa perspectiva solidária e autogestão.
Este evento contou com a participação do Deputado Federal Zé Geraldo, Deputada Estadual Bernadete ten Caten, Deputado Estadual Waldir Ganzer, Vice Prefeito de Marabá Luiz Carlos Pies, o Vereador de Bragança Nonato Ceará, a educadora Toinha Pastana e o ex-prefeito de Belterra Geraldo Pastana.
O próximo encontro do Fórum será entre 15 a 20 de novembro de 2014, no município de Piçarra na localidade de Itaipavas. Os temas que serão abordados: no Planejamento Estratégico aprofundar sobre mapeamento de competências, financiamento da educação e socialização de experiências educacionais dos municípios. Será reativado o Fórum Regional de Educação de Jovens e Adultos. Foi lamentado o não funcionamento pleno do Fórum Estadual de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.