sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Marabá sofre uma vedadeira dança das Cadeiras



Julgamento de Antônio da Ótica pode dar nova reviravolta e derrubar Irismar da Câmara.
O mês de setembro está sendo conturbado na Câmara Municipal de Marabá. Tudo reflexo das decisões tomadas na 23ª Zona Eleitoral, onde o juiz César Dias de França Lins tem sido célere e implacável no julgamento de algumas representações. A primeira grande mudança veio com a condenação e automática cassação do mandato do vereador Gerson Augusto dos Santos Varela, o Gerson do Badeco – acusado de uso irregular de veículo da Câmara Municipal.
Ontem, quarta-feira, 25, em entrevista coletiva por volta de meio-dia, o juiz César Lins refez o quociente eleitoral depois de ter anulado os votos de Badeco. Com isso, quem assumirá a vaga deste é Raimundo Nonato Barbosa Dourado (PMN). Mas a queda do quociente eleitoral afetou também a vereadora Irmã Nazaré (PSDB), que acabou perdendo a vaga para o suplente do PHS, Ilker Moraes Ferreira. “Até o momento, o Tribunal Regional Eleitoral não derrubou minha decisão judicial, que está valendo”, disse o magistrado.
Na mesma entrevista, o juiz César Lins avisou que uma nova reviravolta pode acontecer caso o ex-vereador Antônio Hilário, o Antônio da Ótica (PR), seja considerado culpado em um dos três processos a que ele responde na Justiça Eleitoral, um deles, mais grave e amplamente divulgado neste Jornal, é de compra de voto por meio da doação de consultas e óculos, inclusive tendo sido preso em flagrante pela Polícia Federal a poucos dias da eleição de 2012.
Com isso, poderá ocorrer uma nova queda no quociente eleitoral e uma nova baixa na Câmara. Pelos números de uma especialista consultado pelo CT, o mesmo que apontou antecipadamente que Ilker Moraes assumiria a cadeira de Irmã Nazaré, a vereadora Irismar Araújo (PR) é a primeira da lista a cair, caso ocorra outra dança de cadeiras.
Todavia, esse mesmo consultor refez os cálculos com a nova configuração da Câmara, já com Ilker Moraes no lugar de Irmã Nazaré e o resultado é que não haveria nenhuma mudança, levando-se em conta que Antônio da Ótica teve 706 votos. “Outro suplente assumiria apenas se o ex-vereador tivesse alcançado a casa dos 800 votos ou se sua coligação obtivesse 94 votos a mais”, explica o expert em matemática eleitoral que pediu reserva de seu nome por sua atuação direta com a Justiça.
Ilker e Nonato
Os suplentes Ilker Moraes e Nonato Dourado só deverão assumir o cargo de vereador na próxima semana. É que falta ainda cumprir protocolos legais, como apresentar ao Cartório Eleitoral o comprovante de quitação com o serviço militar. Depois, levam o documento para o cartório, que por sua vez vai expedir o Diploma e levá-lo para que o juiz assine. De posso desse documento, eles deverão apresentar os mesmos à Presidência da Câmara Municipal, que vai empossá-los no cargo.
Ontem à tarde, Ilker Moraes conversou com a Reportagem do CORREIO DO TOCANTINS, e disse que mesmo diante da diplomação, ainda prevê que Badeco consiga uma liminar com efeito suspensivo contra a decisão do juiz César Lins e retorne ao cargo. “É melhor a gente não se manifestar agora. Depois, caso eu permaneça, vou apresentar os projetos que tenho para favorecer a comunidade marabaense”, ressalta.
Nonato Dourado, como apresentador de televisão, tem sido um ferrenho crítico das ações da Câmara e de alguns vereadores da na atual legislatura e agora deixará de ser pedra para se tornar vidraça. 
Jornal correio do Tocantins – Marabá/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.