segunda-feira, 14 de março de 2011

A CRITICA COMO PREDOMINIO CULTURAL

  Estamos vivendo a era da democracia engolida. Para entender melhor, estamos recomeçando a retroagir na historia, uma vez que quando passamos de etapa chegamos mais perto do cadefalso pelas mãos, ou pela língua de nossos concidadãos. É comum quando alguém erra, se é que alguém erra mesmo, virem as enxurradas de críticas em cima do "errador". Daí o atacado começa também a se defender, como se fosse um perseguido sem olhar o que fez. Isso é bastante comum na sociedade atual, e ocorre em todas os diversos setores, seja no trabalho, na escola, dentro de casa, na vida profissional, na vida particular, na política, ah principalmente no puder publico. Ninguém gosta de ser questionado, pois o questionamento se faz por entender que estamos expressando alguma incapacidade que se deixa ver e, absolutamente ninguém gosta de mostrar os seus defeitos. Mais na contramão da historia  é preciso que entendamos o seguinte: A critica é algo que renova as nossas ações e não deve ser vista como perseguição e sim como uma oportunidade para mostrar que somos capazes de fazer sempre melhor, que temos capacidade de se renovar e não retroagir. Ela é construtiva ou destrutiva dependendo da maneira como a recebemos, pois ela representa apenas o sentimento de quem a faz. Vivemos no meio de milhares de cabeças pensantes e cada um tem um nível de informação diferenciado, isso nos coloca a se civilizar a cada dia para vivermos no meio das pessoas. Então caros colegas, lembrem-se de que devemos estar sempre preparado para tudo, pois quem não se prepara para a critica não serve para viver em sociedade, não serve para assumir cargos de relevada importância e nem para representar a população. A critica é acima de tudo o fortalecimento da democracia brasileira e sem duvidas é também o predomínio cultural impetrado nos encontros e desencontros  da informação. Não deixem que a democracia seja engolida pela arrogância de alguns poucos, gritem, expressem suas vontades e desabafem, mais também apresentem propostas convicentes com suas críticas, assim funciona o nosso dia a dia  - Flávio Vidal

4 comentários:

  1. Essa é uma realidade que convivemos no dia a dia, falamos para as pessoas lutar por seus direitos ,ter voz e vez ,mas quando vêem as criticas ou seja a voz das pessoas , sempre acaba mexendo no calo de alguém que já reage na defensiva né ? Porque de alguma forma se sente atingindo ou porque precisa mostrar aos seus superiores que o defendeu que ficou do seu lado .Olha não estou direcionando pra ninguém estou falando de forma generalizada de realidades que convivemos . Agora sabemos que a critica pode ser construtiva ou destrutiva e quando a critica é construtiva ela deve também apresentar bons argumentos. Ser cidadão é ser participativo e exercer a liberdade de expressão. “A intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”. (Mahatma Gandhi).

    ResponderExcluir
  2. pelo o amor de Deus!! seja mais inteligebte cara e use este seu blog para postar algo que venha de verdadeiramente contribuir para o desenvolvimento do Município já que vc se diz ter a solução de tudo. seja criativo deixe dessas picuinhas e cuide da sua vida meu camarada!!!.

    ResponderExcluir
  3. O comentário acima é do Secretario Municipal de Agricultura........ por isso veio como veio né... é entende-lo

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.