sexta-feira, 11 de março de 2011

A NATUREZA VAI SE VINGANDO DO HOMEM AOS POUCOS


O rastro da destruição na cidade de Sendai no Japão
Outros 17 países estão sob alerta (Ag. AP)
Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 337 pessoas e causando destruição. O tremor foi o 7º pior na história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado no Japão.
O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês. Em muitos lugares, o mar ultrapassou os diques de proteção e avançou vários quilômetros por terra, recordando cenas da tsunami que ocorreu no Oceano Índico, em 2004.
Veja fotos da destruição na Ásia (Ag. AP)
Pelo menos 337 mortes no Japão
A polícia informou que 337 pessoas morreram, 531 estão desaparecidas e ao menos 627 estão feridas. A polícia da província de Miyagi disse que entre 200 e 300 corpos de vítimas do tsunami foram encontrados na região costeira da cidade de Sendai. As autoridades acreditam que são corpos de residentes que morreram afogados pela onda de dez metros de altura que atingiu o litoral.

A agência Kyodo estimou que o número de vítimas pode passar de mil.
Ainda não havia informações sobre vítimas brasileiras, segundo o Itamaraty. Moram na região próxima ao epicentro pelo menos 17 mil brasileiros, segundo a embaixada, que colocou à disposição telefones para informações
O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, no Japão, a uma profundidade de 24 km, considerada pequena para terremotos.Ele ocorreu às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília) e foi seguido por pelo menos outros 100 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas. O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, qualificou como "grandes" os danos causados pelo abalo. Kan pediu "calma" à população. Ele estava no Parlamento na hora do tremor. Cerca de 4,4 milhões de imóveis ficaram sem energia no norte do Japão, segundo a imprensa, e foram registrados incêndios em pelo menos 80 lugares, segundo a agência Kyodo. O terremoto sacudiu com força os edifícios de Tóquio.
Cabe a nós apenas um pensamento: será que a ambição descontrolada pelo desenvolvimento a todo custo é uma alternativa de vida futura. Todo dia a natureza dá o seu recado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.