quinta-feira, 25 de outubro de 2018

China irá inaugurar maior ponte do mundo com 55 km de extensão

China irá inaugurar maior ponte sob o mar do mundo, com 55 km de extensão

Se você acha a Ponte Rio-Niterói longa, então mude de parâmetros. Nesta semana está programada para acontecer a inauguração da maior ponto sob mar do mundo, que irá ligar a China (mais especificamente a província de Guangdong) a Macau e Hong Kong, as duas regiões administrativas especiais do país mais populoso do planeta.
O objetivo da construção é ligar as duas regiões que não estão sob controle chinês com mais 11 cidades, visando formar uma região com alto desenvolvimento tecnológico para rivalizar com o Vale do Silício. O projeto começou há quase uma década, e irá percorrer um total de 55 km, sendo 35 km correndo sob o mar. Ela ainda irá contar com um túnel de 6,7 km, feito para criar um canal de passagem para navios, e estrutura para aguentar ventos acima de 340 km/h. O custo total do empreendimento foi de US$ 20 bilhões.
Apesar do grande feito da engenharia, a obra vem sofrendo resistência, principalmente de cidadãos de Hong Kong, que entendem o projeto como uma maneira do governo chinês atacar a soberania da cidade, além de ser visto como mal uso do dinheiro público. Há ainda um projeto de criar ponte similar até 2030, que iria diminuir em 25% o tráfego da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau.
A ponte era planejada para inaugurar em 2016, porém a obra sofreu com diversos atrasos, problemas de orçamento e segurança. 9 trabalhadores morreram durante a construção, e mais de 200 se feriram no processo. Somente neste ano, seis subcontratantes foram multado por colocar seus funcionários em risco.
Mas o gigantismo da obra será aproveitado por poucos, uma vez que somente carros particulares com autorização especial poderão fazer a travessia. O resto dos veículos autorizados a realizar o trajeto são ônibus privados e transportadores de carga. A ponte não atenderá o transporte público.
Fonte: istoé dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.